Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Marina herda votos de Campos e de eleitores que estavam órfãos

No entanto, cientistas políticos avaliam que é preciso esperar luto para analisar cenário eleitoral

Eleições 2014|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Especialistas avaliam que Marina ganha votos de indecisos
Especialistas avaliam que Marina ganha votos de indecisos

O resultado da primeira pesquisa eleitoral após a morte de Eduardo Campos, divulgada nesta segunda-feira (18), demostra que Marina Silva, que era vice na chapa do PSB, herdou os votos do socialista, dos eleitores indecisos e dos que anulariam ou votariam em branco.

Essa é a avaliação dos cientistas políticos ouvidos pelo R7, ao analisar os números que colocaram Marina em segundo lugar na disputa, com 21% das intenções de voto, tecnicamente empatada com o candidato do PSDB, Aécio Neves, que tem 20% das intenções.

No entanto, mesmo com o crescimento de 13 pontos percentuais de Marina Silva, considerando os 8% de intenções de voto que Eduardo Campos tinha em julho, os especialistas avaliam que é preciso esperar passar o efeito da comoção popular, causada pela morte trágica do socialista, antes de considerar o cenário como definitivo.

Leia mais sobre Eleições 2014


Aécio diz que segundo turno agora é uma certeza

Hino, homenagens e referências a Arraes marcam adeus a Eduardo Campos


O cientista político da UnB (Universidade de Brasília) Antônio Flávio Testa avalia que Marina Silva já tinha boa aceitação do eleitorado antes e, agora, vai ganhar ainda mais visibilidade, se for confirmada cabeça de chapa do PSB.

O especialista acredita que Marina ganha eleitores que estavam indecisos, mas afirma que a pesquisa tem reflexo do luto pela morte de Campos.


— O brasileiro é muito passional, então tem muita gente que pode ter optado por ela nessa pesquisa por conta da tragédia que matou Campos. É um momento de muita emoção, tem o efeito midiático também. Temos que aguardar um pouco para ver se esse cenário se sustenta.

Disputa no segundo turno

O cientista político da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Ricardo Ismael concorda que Marina Silva herdará votos dos eleitores órfãos, se for confirmada candidata na cabeça de chapa do PSB. No entanto, ele acredita que é cedo para analisar se isso terá impacto nos votos de Dilma Rousseff e Aécio Neves.

De acordo com o especialista, a campanha de televisão, que começa nesta terça-feira (19), terá muita influência no voto do eleitor, além dos palanques regionais — que ainda favorecem os candidatos do PT e do PSDB. Para Ismael, a pesquisa Datafolha permite apenas afirmar que o segundo turno é uma certeza.

— Ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte. Vai começar o programa de televisão, teremos debates de candidatos, Marina vai ter uma exposição que ela não tinha antes. Mas estamos longe de uma definição ainda. O que a gente pode dizer é que agora se consolida realmente um quadro de segundo turno. Quem serão os dois candidatos no segundo turno? Não dá pra dizer.

A pesquisa mantém Dilma Rousseff no primeiro lugar da disputa, com 36% das intenções de voto. Na comparação com o levantamento realizado em julho, a candidata à reeleição se manteve estável — não perdeu nem ganhou votos.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.843 eleitores, em 176 municípios do País, nos dias 14 e 15 de agosto. O socialista Eduardo Campos morreu no dia 13 de agosto, em um acidente aéreo que vitimou outras seis pessoas. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.