PSDB critica ‘ideias xenófobas’ de página de vereador tucano Paulo Telhada; post é apagado

Texto postado após reeleição de Dilma sugeria que Sul e do Sudeste iniciassem processo de independência

Alvaro Magalhães, do R7

O PSDB criticou, nesta terça-feira (28), o texto que sugere a independência do Sul e do Sudeste do País, postado na página do coronel Paulo Telhada, integrante do partido, logo após a reeleição de Dilma Rousseff (PT).

Publicadas na noite de domingo (26) no Facebook do vereador, que integra a bancada tucana na Câmara Municipal de São Paulo, as declarações foram apagadas. “Porque devemos nos submeter a esse governo escolhido pelo norte e Nordeste?? Eles que paguem o preço sozinhos...”, dizia o post.

Em nota assinada pelo vereador Floriano Pesaro, líder da bancada paulistana do PSDB, e pelo deputado Duarte Nogueira, presidente estadual do partido, o PSDB diz não compartilhar com as declarações, que são chamadas de “xenófobas” e “preconceituosas”.

Mapa de pesquisador indica que País não está dividido entre tucanos e petistas

Metade dos eleitores de Dilma é do Sul e do Sudeste

Leia mais matérias de eleições

“Reiteramos que não concordamos, em hipótese alguma, com quaisquer declarações preconceituosas contra nordestinos ou contra beneficiários de programas sociais”, diz o texto do PSDB.

No domingo (26), o R7 perguntou, por e-mail, ao gabinete do vereador se as declarações eram autênticas. Na noite de terça-feira (28), a reportagem questionou o gabinete de Telhada a respeito da nota de seu partido. Nesta quarta-feira (29), a assessoria de imprensa de Telhada informou que "tudo que o vereador tinha a declarar sobre o assunto já o fez em seu Facebook e assim continuará fazendo". 

Confira a íntegra da nota do PSDB:

Com relação às declarações feitas pelo vereador Coronel Telhada sobre a divisão do Brasil após a reeleição de Dilma Rousseff, o PSDB e sua bancada na Câmara Municipal de São Paulo esclarecem que não compartilham com tais ideias que consideramos xenófobas.

O Partido sempre trabalhou e luta pela igualdade entre as pessoas, sem distinção de origem, religião, gênero e orientação sexual; e pela soberania nacional.

Embora o vereador Coronel Telhada tenha se retratado na mesma rede social, reiteramos que não concordamos, em hipótese alguma, com quaisquer declarações preconceituosas contra nordestinos ou contra beneficiários de programas sociais.

Vereador Floriano Pesaro, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo

Deputado Duarte Nogueira, presidente estadual do PSDB

Após críticas do PSDB, texto de retratação é publicado em página de vereador tucano Paulo Telhada

  • Espalhe por aí:
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log