PV lança pré-candidatura de Eduardo Jorge à presidência
Apesar do anúncio, partido não deve sustentar a posição e sim se aliar com uma sigla maior
Eleições 2014|Do R7
O PV anunciou nesta quinta-feira (13) que o ex-deputado federal Eduardo Jorge é pré-candidato à Presidência da República pelo partido. O convite da direção do partido a Jorge havia sido feito em dezembro do ano passado, mas a resposta postiva só chegou hoje, em reunião na sede do partido, em Brasília.
Para aceitar a incumbência da pré-candidatura, o ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo propôs que o partido elabore dez diretrizes para o País que serão apresentadas à direção nacional do PV num evento no mês de março.
Essas propostas estarão disponíveis na internet, para que partidários e simpatizantes possam contribuir com a construção do programa dos verdes.
Jorge foi deputado estadual e federal pelo PT. Além disso, foi secretário de Saúde de São Paulo nas gestões petistas de Luiza Erundina e Marta Suplicy (PT). Após deixar o PT, em 2003, filiou-se ao PV e, como a sigla, se aproximou do PSDB em São Paulo. Com isso, foi secretário do Verde nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab.
Apesar do anúncio desta quinta, a tendência é que o PV não sustente até o fim sua candidatura prórpia, mas sim que se alie a outro partido e use a pré-candidatura como ferramenta de negociação.
Em 2010, o partido teve como candidata a ex-senadora Marina Silva, que ficou em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Planalto, obtendo cerca de 20 milhões de votos.