Conheça os candidatos a vice para a Prefeitura de São Paulo
Saiba um pouco mais sobre a biografia e trajetória política de cada um deles
São Paulo|Do R7
Falta pouco para o primeiro turno das eleições municipais deste ano. Mas você já conhece bem o seu candidato? Mais que isso, você conhece bem o seu candidato e o vice? Muitas vezes, não damos atenção para este cargo, mas ele é muito importante para a cidade. A seguir, você pode conhecer melhor a trajetória polícia do vice do seu candidato favorito para as eleições em São Paulo.

O vice de João Doria (PSDB): Bruno Covas (PSDB)
Bruno Covas é conhecido por ser neto do famoso ex-governador de São Paulo Mario Covas. Ele é deputado federal por São Paulo e vice-líder do partido. Durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ele votou a favor do afastamento da petista.
Advogado, ele é titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e suplente na Comissão de Defesa do Consumidor e Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Ele foi deputado estadual por duas vezes (durante os anos de 2007 até 2010 e entre 2011 e 2014) e foi autor da lei que tornou obrigatória a Virada Cultural e relator do projeto da Nota Fiscal Paulista. Também fez parte do governo Geraldo Alckmin como secretário estadual de meio ambiente. Desenvolveu ações de defesa dos animais e contra o abandono de bichos de estimação.
Nascido em Santos, no litoral de São Paulo, Bruno tem 35 anos e fez faculdade na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Quando jovem, ele foi presidente estadual e nacional da juventude do PSDB.

A vice de Celso Russomanno (PRB): Marlene Campos Machado (PTB)
Marlene Campos Machado é advogada e dirigente partidária. Ela foi candidata ao Senado e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo.
Fez trabalhos sociais e fundou a AMTESP (Associação de Mulheres Trabalhistas) em 2010. Com este trabalho, ela promoveu palestras sobe inserção da mulher na política, assessoria jurídica e cursos de qualificação. Além disso, promoveu mutirões de saúde e cidadania.
Como dirigente do partido na capital paulista, ela foi responsável pela coordenação da montagem de diretórios e da coleta de demandas da cidade, a serem utilizadas posteriormente em plano de governo para prefeitura. Marlene é presidente nacional do PTB Mulher.
A candidata à vice-prefeita tem 57 anos e é casada com o deputado estadual Campos Machado, que é secretário-geral do partido.

O vice de Marta Suplicy (PMDB): Andrea Matarazzo (PSD)
Andrea Matarazzo foi assessor especial do Ministério da Educação e Cultura e foi secretário de política industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo entre os anos de 1991 e 1993. Depois disso, em 1995, foi presidente da Companhia Energética de São Paulo.
Ele atuou como secretário de energia do Estado de São Paulo em 1998. Em sua gestão, privatizou companhias de energia de São Paulo. Em 2001, ele se tornou ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência.
Também foi embaixador do Brasil na Itália até 2002. Matarazzo teve cargos na capital de São Paulo como secretário municipal de coordenação das subprefeituras e secretário municipal de serviços de subprefeito da Sé.
Até 2012, ele foi secretário de estado da Cultura. Em 2013, foi eleito vereador em São Paulo. Mesmo tendo divergências com Marta, ele resolveu aceitar fazer parte da chapa para concorrer à Prefeitura de São Paulo este ano.

O vice de Fernando Haddad (PT): Gabriel Chalita (PDT)
Gabriel Chalita foi secretário municipal da Educação do governo de Haddad. Durante este período, ele liderou a expansão de matrículas do ensino infantil.
Durante sua juventude, Chalita foi líder da Julad (Juventude Latino-Americana pela Democracia). Aos 19 anos, ele foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Depois, foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer, secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação.
Em 2008, ele foi eleito vereador na cidade de São Paulo e depois foi eleito deputado federal. Aos 47 anos, Chalita é formado em direito e filosofia. É mestre em direito e em ciências sociais. Doutor em filosofia do direito e em comunicação e semiótica, ele é professor da PUC e do Mackenzie.
Político ligado ao PMDB, ele mudou de partido este ano para ser candidato à vice de Haddad. Assim, passou para o PDT.

O vice de Luiza Erundina (PSOL): Ivan Valente (PSOL)
Ivan Valente é engenheiro e professor. Foi perseguido político e preso durante a ditadura militar. Deputado federal por São Paulo, foi um dos 15 deputados mais votados. Além disso, é presidente nacional do PSOL.
Ele é presidente da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto e faz parte da Frente pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular. Ele também faz parte da Frente Ambientalista. Em 2012, defendeu o Código Florestal e foi contra mudanças propostas pela bancada ruralista.
Valente é a favor da destinação de 10% do PIB para a educação. Em 1997, ele apresentou o Plano Nacional de Educação. Ele defende escolas públicas.
Durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato a vice votou contra a cassação da petista.

O vice de Major Olímpio (SD): David Martins (SD)
David Martins é presidente do partido Solidariedade em São Paulo, metalúrgico e faz parte da Força Sindical.
Ele tem uma trajetória como sindicalista e hoje é vice-presidente do sindicato dos metalúrgicos.
Em 1998, foi assessor da diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Em 2004, foi eleito diretor do sindicato.
Foi líder comunitário, sendo presidente da Associação Amigos do Bairro Parque do Lago, na zona sul de São Paulo.
Foi um dos fundadores do Solidariedade.
Uma das metas dele é aumentar a presença do partido no País, que ainda é pequena.

A vice de João Bico (PSDC): Professora Sílvia Cristina (PSDC)
Sílvia Cristina é doutoranda em letras e mestre em educação, arte e história da cultura, pelo Mackenzie. Tem graduação em letras pela Faculdade Ibero Americana.
Ela é professora da universidade Mackenzie no curso de propaganda, publicidade e criação.
Sílvia Cristina tem experiência na área de letras com foco em matérias como literatura brasileira, técnicas de redação e linguagem publicitária. Ela participa do grupo de pesquisa que estuda sobre a mídia.
Sem trajetória política expressiva, são raras as informações sobre a candidata à vice. O que também acontece com o candidato à prefeito João Bico.
Em uma das raras aparições, a professora aparece em montagem ao lado de seu companheiro de partido e aliado na chapa para disputar a Prefeitura de São Paulo.

O vice de Levy Fidelix (PRTB): Jairo Glikson (PRTB)
Jairo Glikson é advogado e tem 47 anos. Também pouco conhecido do eleitor, ele é candidato à vice na chapa do candidato que é figurinha carimbada em todas as eleições: Levy Fidelix.
Mesmo assim, ele faz campanha na rua com o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB.
Com pouco tempo de propaganda nos meios de comunicação, eles fazem o famoso corpo a corpo com a população para conseguir mais votos para a chapa apenas com candidados do mesmo partido.
Em sua página do Facebook, Jairo Glikson diz que é a favor de mais segurança, saúde e mobilidade urbana na cidade de São Paulo.
A política pública em relação à mobilidade urbana faz muito sentido visto que o candidato à prefeito Levy Fidelix sempre exalta seu projeto do "aerotrem", que é conhecido como monotrilho em São Paulo.

A vice de Ricardo Young (Rede): Carlota Mingolla (Rede)
Carlota Mingolla é empreendedora e ativista. Ela acredita na sustentabilidade como pilar na maneira de se governar, assim como o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Rede.
Desde 2012 desenvolve estudos sobre comportamentos emergentes e projetos de inovação.
Sua trajetória profissional passa por iniciativas multi-setoriais, organismos multilaterais, associações e empresas.
Participou da fundação da Rede Sustentabilidade e integra movimentos que potencializam a natureza criativa da cidade.
Além disso, também faz parte de iniciativas que qualificam a participação política. Segundo a candidata à vice pela Rede, a diversidade é importante para a profundidade e os diferentes pontos de vista na hora de propor políticas públicas para a cidade de São Paulo.

A vice de Altino (PSTU): Janaína Rodrigues (PSTU)
Janaína Rodrigues é mãe de uma filha e ex-operária sapateira. Atualmente, ela trabalha como professora da rede estadual e municipal de ensino.
Mulher e negra, Janaína é fundadora do Movimento Mulheres em Luta. Ela é envolvida em causas que são contra o machismo e o racismo.
Ela faz a defesa de um ensino público gratuito e de qualidade para os moradores de São Paulo.
A candidata à vice faz parte do mesmo partido que o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSTU, Altino.
Os dois possuem o mesmo pensamento de esquerda de que é preciso estatizar meios de produção. Eles são contra os grandes empresários e o dinheiro na mão dos mais ricos.

O vice de Henrique Áreas (PCO): Tranquillo Moterle (PCO)
Tranquillo Moterle é candidato à vice-prefeito pelo PCO. Ele está na chapa de Henrique Áreas, que pertence ao mesmo partido dele.
Aos 83 anos e aposentado, ele disputa as eleições e quer ser eleito ao lado do colega de partido.
Ele defende um grande movimento popular nos bairros e cidades para melhorar as condições de transporte, saúde, educação e moradia.
O vice também entende que é preciso a formação de conselhos populares para governar São Paulo, com participação ativa da população nas decisões da cidade.
Ele também é a favor de ouvir todas as reivindicações da classe trabalhadora para melhorar suas condições e quer ajudar a população mais pobre da cidade.
