Eleições 2020: número de mesários voluntários triplica desde 2016
De 209.517 pessoas que se inscreveram no ano de 2016, mais de 670.958 pessoas decidiram participar como voluntários no ano eleitoral de 2020
Eleições 2020|Do R7
O número de mesários que se inscreveram voluntariamente ao longo deste ano para trabalhar nas Eleições Municipais de 2020 triplicou em relação ao que foi registrado em 2016, segundo levantamento feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) junto aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) do país.
Leia também
Leia mais: TSE faz parceira com WhatsApp e Facebook para combater fake news
De acordo com o órgão, o número saltou de 209.517 pessoas que se inscreveram no ano de 2016 para 670.958 pessoas que decidiram participar como voluntários no ano eleitoral de 2020, em aumento de 2020%.
Em 25 das 27 unidades da Federação, houve incremento de voluntários inscritos no ano da eleição. O Tribunal Regional de Alagoas não enviou as informações, e o Distrito Federal foi excluído porque não realiza eleições municipais.
Veja também: Eleitor tem até esta quinta (5) para solicitar a segunda via do título
Os principais destaques foram São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que tiveram o maior aumento no número de inscrições de voluntários em números absolutos, além de terem tido percentuais excepcionais de incremento (confira, ao final da matéria, os dados completos).
Nas Eleições de 2020, conforme os dados indicados pelos TREs, atuarão pelo menos 1,4 milhão de mesários, dos quais 1.000.069 serão voluntários – além dos que se inscreveram especificamente neste ano, há um estoque de pessoas que se inscreveram em anos anteriores. No pleito de 2016, atuaram 1,8 milhão de mesários; deste número, 775 mil eram voluntários.
Leia também: STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar
O número menor de mesários nas Eleições de 2020 tem uma explicação: neste ano, foram convocadas quatro pessoas por seção; antes, eram seis. Também houve remanejamento, e estas eleições contarão com um número menor de seções.
Além disso, os números enviados pelos TREs são diferentes daqueles informados no sistema oficial sobre mesários. Isso porque a disponibilização dos dados depende da alimentação do cadastro do eleitorado feita pelos Tribunais Regionais, e, por conta do momento eleitoral, o cadastro está fechado e só será reaberto posteriormente.
O TSE já solicitou aos TREs que atualizem todas as informações também no sistema oficial.