Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enchentes e saúde são citadas por candidatos em SP nesta 2ª feira (19)

A menos de um mês das eleições, agenda pública de postulantes à prefeitura da capital desta 2ª feira (19) tem carreatas, panfletagens e entrevistas

Eleições 2020|Cesar Sacheto, do R7

Políticos aumentam ritmo da campanha a menos de 1 mês das eleições
Políticos aumentam ritmo da campanha a menos de 1 mês das eleições Políticos aumentam ritmo da campanha a menos de 1 mês das eleições

Entrevistas à imprensa, lives, corpo a corpo com eleitores, planos para a saúde e a solução das enchentes na cidade marcaram a agenda pública dos candidatos à Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (19). As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro e o segundo turno de votações está marcado para o dia 29 do mesmo mês.

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, visitou o bairro de Itaquera, na zona leste, para conversar com a população. Ele esteve com os presidentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) e do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Itaquera.

Publicidade

No encontro, o candidato se comprometeu a ajudar com algumas pautas prioritárias para a região segundo as duas associações, como o combate às enchentes; a melhora da qualidade do trânsito no chamado Sistema Binário, que liga o centro do bairro à avenida Aricanduva; a concessão de incentivos fiscais para o setor de serviços e a melhora dos critérios de escolha de um subprefeito para a região

“No fundo, conhece a prioridade do lugar que mora e trabalha ali”, afirmou o candidato, que há anos defende a maior proximidade entre poder público e sociedade civil.

Publicidade

“Vimos aqui [em Itaquera] que os prédios não podem ter como área útil mais que 40 metros quadrados, o que faz boa parte da população se mudar para outros barros”, complementou Andrea Matarazzo que, mais tarde, concedeu entrevista ao Jornal da Gazeta.

Antônio Carlos Silva (PCO)

Publicidade

O candidato do PCO, Antônio Carlos Silva, fez panfletagem no Jardim São Savério, na zona sul, no período da manhã. À tarde, se reuniu com a coordenação de campanha e, à noite, participa de encontro com trabalhadores do Metrô.

Arthur do Val (Patriota)

O candidato a prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, inaugurou a Tenda Área 51, na avenida Marechal Tito, zona leste de São Paulo. À noite, ele participou de entrevista online para a APAS (Associação Paulista de Supermercados).

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, visitou nesta segunda-feira (19) o CEU São Pedro/José Bonifácio, na região de Itaquera, zona leste de São Paulo, local onde entregou cinco vans adaptadas para o transporte de crianças de zero a três anos e 11 meses por meio do novo programa TEG Creche.

Segundo Covas, as crianças poderão ser atendidas com vagas em CEIs (Centros de Educação Infantil) localizados entre 1,5 km e 5 km de distância de suas residências. "Nós vamos poder preencher vagas ociosas nas creches municipais que antes não podia (pela distância)", declarou o candidato.

Bruno Covas entregou vans com cadeirinhas individuais para crianças
Bruno Covas entregou vans com cadeirinhas individuais para crianças Bruno Covas entregou vans com cadeirinhas individuais para crianças

O prefeito Bruno Covas disse que o TEG contribuirá para a redução da fila de espera por creche, garantindo maior acesso à educação na primeira infância. Serão transportadas no máximo 12 crianças por veículo, que terão condutor capacitado em primeiros socorros e cadeirinhas individuais.

As vans que transportarão os bebês possuem cadeirinha/bebê conforto individual para cada criança. O valor pago pela Prefeitura de São Paulo por cada criança transportada será de R$ 406,68 por mês.

Mais tarde, Bruno Covas concedeu entrevista ao vivo para a revista Veja e participou do "Encontro Mulheres com Bruno Covas”, com a presença da senadora Mara Gabrili e da ex-prefeita Marta Suplicy.

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, visitou o Mercadão Municipal da Cantareira, no centro da cidade de São Paulo, onde conversou com comerciantes.

À tarde, Russomano foi sabatinado de forma online pelo Estadão e se reuniu com o presidente do Instituto Humanus para pessoa com deficiência auditiva, na Barra Funda, zona oeste.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, concedeu entrevista para a Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) pela manhã.

À tarde, ele entrevistado pelo “Canal do Negão” no YouTube. Depois, passaria por sabatina no Siaesp (Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo).

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, visitou o hospital Sorocabana, na Lapa, zona oeste da capital paulista. Depois, fez panfletagem na rua 12 de Outubro, tradicional ponto de comércio situado no mesmo bairro.

Boulos criticou a atuação da atual gestão municipal na área da saúde e prometeu redirecionar recursos do setor para garantir o atendimento em hospitais do município.

Guilherme Boulos pretende abrir mais equipamentos de saúde na cidade
Guilherme Boulos pretende abrir mais equipamentos de saúde na cidade Guilherme Boulos pretende abrir mais equipamentos de saúde na cidade

"Quem vê a propaganda do Bruno Covas na televisão acha que está nascendo hospitais feito cogumelos na cidade. O que se tem é equipamentos fechados, como este [Sorocabana]. Ou abertos de maneira parcial e pequena. O inacreditável é que a prefeitura fez quatro hospitais de campanha na pandemia, dois foram desativados e três deles no centro da cidade. O que a prefeitura gastou para equipagem [dos hospitais], porque não gastou aqui?", questionou o candidato do PSOL.

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, participou de uma carreata pelos bairros de Casa Verde e Cachoeirinha, na zona norte da cidade. À tarde, ele teve reunião com a coordenação executiva.

À noite, participou de um encontro com lideranças evangélicas na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na região central da capital paulista, onde dstacou a "extrema desigualdade" da cidade e prometeu criar uma secretaria muncipal para cuidar dos idosos.

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, fez uma live com mulheres candidatas à Câmara de Vereadores, na sede do PSL, no centro de São Paulo.

Na sequência, Joice visitou a Praça Mauro Broco, no Tatuapé, na zona leste, gravou material para o horário eleitoral e se reuniu com a equipe do plano de governo.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, participou de um jantar com empresários de diferentes setores. O evento foi fechado.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, conversou com apoiadores sobre saúde mental no hospital de Vila Carrão e participou de um encontro com pastores de diferentes segmentos evangélicos, no Parque São Jorge, ambos compromissos na zona leste de São Paulo.

Márcio França visitou a zona leste de SP
Márcio França visitou a zona leste de SP Márcio França visitou a zona leste de SP

Na reunião, Márcio França destacou a sua atuação dele em situações cruciais, tais como o conflito envolvendo a greve dos caminhoneiros de 2018, quando participou da costura de um acordo que colocou fim à paralisação.

"Tudo o que prometi para os caminhoneiros foi cumprido. Tudo o que o Bruno Covas prometeu [aos caminhoneiros], não. Eu não sou obrigado a dar minha palavra. Mas se eu dei, sou obrigado a cumprir. As pessoas têm que se sentir à vontade para decidir. Se vocês, pastores, vieram aqui hoje, vocês sabem disso. Agradeço muito que vocês tenham vindo hoje para conversar comigo", declarou.

Marina Helou (Rede)

A candidata pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, gravou vídeo React do horário eleitoral e teve um encontro na Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) durante a manhã.

À tarde, Marina esteve na live Pais Pretos para debater a importância do pai na educação dos filhos e debateu a questão da segurança pública na cidade. Depois, à noite, foi entrevistada pela TV Gazeta.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, participou de uma plenária com a Associação Força Jovem da Vila Mara, na zona leste da cidade de São Paulo.

No encontro, o político dialogou com a população do bairro e do Jardim Pantanal, de ocasião em que pode ouvir propostas de soluções para os problemas decorrentes de enchentes e falta de moradia digna na região.

Orlando Silva conversou com moradores da Vila Mara e Jd. Pantanal, na zona leste
Orlando Silva conversou com moradores da Vila Mara e Jd. Pantanal, na zona leste Orlando Silva conversou com moradores da Vila Mara e Jd. Pantanal, na zona leste

“Todo começo de ano é a mesma coisa no Jardim Pantanal. A prefeitura sabe que vai chover e ter enchente mas não faz nada de macrodrenagem e reassentamento das pessoas. E por que as pessoas não saem de lá? Obviamente porque não tem onde morar. Ninguém mora em local que tem enchente e perde tudo todo ano porque quer”, declarou.

Orlando Silva disse que pretende dobrar o orçamento das subprefeituras de regiões mais carentes que concentram mais população, os piores níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e enfrentam problemas como, por exemplo, enchentes e deslizamentos frequentes.

“Governar pra quem mais precisa é colocar atenção e investimento no lugar que mais precisa. Se você pegar quanto é gasto no Jardim Helena e quanto é gasto na Vila Marina você vera o contraste. Jardim Helena tem mais gente e menos investimento. Por que? Precisamos inverter essa prioridade", disse o candidato.

À tarde, Orlando Silva foi entrevistado pelo SBT e depois esteve em uma live com a professora Simone Rego, candidata a vereadora pelo PCdoB.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, concedeu entrevista ao jornal O Globo. À tarde, ela se reuniu com a assessoria e gravou vídeos de campanha.

Vera Lúcia criticou episódio de corrupção de senador
Vera Lúcia criticou episódio de corrupção de senador Vera Lúcia criticou episódio de corrupção de senador

Durante a agenda pública de campanha, Vera Lúcia comentou o episódio do dinheiro escondido de forma inusitada pelo vice líder do governo federal.

"Todos nós sabemos que a corrupção é inerente ao capitalismo. Temos que exigir punição exemplar dos envolvidos. Exigimos a prisão e a expropriação dos bens de todos os corruptos, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Com a grana que essa gente rouba, o governo poderia continuar pagando o auxílio emergencial durante a pandemia e aumentar o valor para pelo menos um salário mínimo! Não desejamos isso para São Paulo", declarou".

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.