Eleições 2020 Mesários vão usar produtos contra o coronavírus doados por empresas

Mesários vão usar produtos contra o coronavírus doados por empresas

São mais de 8 milhões de máscaras cirúrgicas, 2 milhões de protetores, milhares de frascos de álcool em gel e desinfetante, além de canetas

Máscaras serão doadas por empresas para utilização de mesários nas eleições

Máscaras serão doadas por empresas para utilização de mesários nas eleições

Reprodução / TSE

A pandemia do novo coronavírus impôs o cumprimento de medidas de segurança e protocolos sanitários nas eleições municipais, adiadas para novembro. Para garantir a saúde de mesários e eleitores no dia do pleito, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu doações de máscaras, equipamentos de proteção, produtos e serviços de empresas e instituições de todo o país.

São mais de 8 milhões de máscaras cirúrgicas, 2 milhões de protetores (face shield), milhares de frascos de álcool em gel e de álcool desinfetante, 500 mil canetas esferográficas, 2 milhões de adesivos para marcação no chão da distância entre as pessoas nas filas e outros materiais necessários para prevenir o contágio pelo novo coronavírus nos locais de votação.

Leia mais: TSE lança edital para inovação no sistema eletrônico de votação

As empresas doadoras também se comprometeram com os serviços de transporte para carregamento da carga, logística e distribuição dos materiais. Os produtos são enviados diretamente para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, com a mobilização "foi possível obter materiais e equipamentos de segurança, bem como administrar as complexas operações de logística da distribuição, sem qualquer gasto público".

Veja também: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Protocolos sanitários

Todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Já os mesários vão receber máscaras descartáveis que deverão ser trocadas a cada quatro horas, face shield e álcool em gel para proteção individual. 

Haverá cartazes com os procedimentos a serem adotados por todos. O horário de votação foi ampliado em uma hora, das 7h às 17h, sendo que até às 10h a prioridade de atendimento será dada às pessoas do grupo de risco para a covid-19, em especial os idosos. 

Últimas