PF apura compra de votos por vereador do Maranhão
Segundo investigação, títulos de pretensos eleitores eram retidos com a promessa do pagamento de R$ 50. São cumpridos seis mandados de busca
Eleições 2020|Agência Brasil
Crime de corrupção eleitoral, supostamente praticado por um vereador de São José de Ribamar, no Maranhão, é o alvo da Operação Lei Mária, da PF (Polícia Federal), nesta terça-feira (3). Cerca de 20 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão no município. As ordens judiciais foram expedidas pela 47ª Zona Eleitoral.
Leia mais: Eleições 2020: candidatos agora só podem ser presos em flagrante
De acordo com as investigações, o vereador contava com o apoio de um cabo eleitoral, que retinha os títulos eleitorais de pretensos eleitores, com a promessa do pagamento de R$ 50 em troca do voto.
Os materiais apreendidos serão analisados e, se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, previsto no Artigo 299 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), com pena que pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa.
Veja também: Novos prefeitos vão encontrar “cenário econômico desafiador"
Segundo a PF, a Lei Mária foi uma lei proposta por Mário em 120 a.C., que criou as famosas passagens ou pontes pelas quais só um eleitor passava, a fim de impedir que cabos eleitorais propusessem qualquer vantagem ao eleitor.