Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do Ceará: Elmano sobe 5 pontos e Capitão Wagner cai 5, indica pesquisa

Com as oscilações, os dois candidatos estão empatados, com 31% das intenções de voto, segundo a pesquisa Real Time Big Data

Pesquisas|Do R7

Capitão Wagner (União) e Elmano de Freitas (PT), que estão empatados com 31% das intenções ao Governo do Ceará
Capitão Wagner (União) e Elmano de Freitas (PT), que estão empatados com 31% das intenções ao Governo do Ceará Capitão Wagner (União) e Elmano de Freitas (PT), que estão empatados com 31% das intenções ao Governo do Ceará

Segundo a pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (23), o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) subiu 5 pontos percentuais e está tecnicamente empatado com o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que caiu 5 pontos, na disputa ao Governo do Ceará. Os dois têm 31% das intenções de voto no cenário estimulado (quando o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados). 

Na sequência, aparece o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), com 20%. O candidato caiu 2 pontos em relação à última pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data, em 13 de setembro.

O levantamento, encomendado pela Record TV, ouviu mil pessoas entre os dias 21 e 22 de setembro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-09929/2022.

De acordo com o levantamento, considerando os votos válidos, Capitão Wagner e Elmano de Freitas seguem empatados, com 37% cada, e iriam para o segundo turno. Roberto Cláudio tem 24% dos votos válidos; Chico Malta (PCB), 1%; e Zé Batista (PSTU), 1%.

Publicidade

Capitão Wagner lidera a rejeição dos eleitores. Segundo o Real Time Big Data, 47% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparecem Elmano de Freitas, com 41% de rejeição, Roberto Cláudio, com 39%, e Zé Batista, com 21%.

Segundo turno

A pesquisa também perguntou em quem o eleitor votaria em caso de segundo turno. Confira todos os cenários:

Publicidade

Segundo turno – cenário 1:

Capitão Wagner (União): 44%

Publicidade

Roberto Cláudio (PDT): 37%

Nulo/branco: 10%

Publicidade

Não souberam/não responderam: 9%

Segundo turno – cenário 2:

Capitão Wagner (União): 42%

Elmano de Freitas (PT): 45%

Nulo/branco: 6%

Não souberam/não responderam: 7%

Segundo turno – cenário 3:

Elmano de Freitas (PT): 42%

Roberto Cláudio (PDT): 38%

Nulo/branco: 11%

Não souberam/não responderam: 9%

Disputa pelo Senado

Na disputa pelo Senado, Camilo Santana (PT) lidera, com 61% das intenções de voto, seguido de Kamila Cardoso (Avante), com 13%. Veja o resultado completo: 

Aprovação

A gestão da governadora Izolda Cela (sem partido) é aprovada por 58% dos eleitores e reprovada por 22%, e 20% não souberam/não responderam. O governo foi considerado ótimo por 16%, bom por 32%, regular por 28%, ruim por 5%, péssimo por 8%, e outros 11% não souberam/não responderam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.