Governo do Ceará: Elmano sobe 5 pontos e Capitão Wagner cai 5, indica pesquisa
Com as oscilações, os dois candidatos estão empatados, com 31% das intenções de voto, segundo a pesquisa Real Time Big Data
Pesquisas|Do R7
Segundo a pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (23), o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) subiu 5 pontos percentuais e está tecnicamente empatado com o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que caiu 5 pontos, na disputa ao Governo do Ceará. Os dois têm 31% das intenções de voto no cenário estimulado (quando o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados).
Na sequência, aparece o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), com 20%. O candidato caiu 2 pontos em relação à última pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data, em 13 de setembro.
O levantamento, encomendado pela Record TV, ouviu mil pessoas entre os dias 21 e 22 de setembro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-09929/2022.
De acordo com o levantamento, considerando os votos válidos, Capitão Wagner e Elmano de Freitas seguem empatados, com 37% cada, e iriam para o segundo turno. Roberto Cláudio tem 24% dos votos válidos; Chico Malta (PCB), 1%; e Zé Batista (PSTU), 1%.
Capitão Wagner lidera a rejeição dos eleitores. Segundo o Real Time Big Data, 47% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparecem Elmano de Freitas, com 41% de rejeição, Roberto Cláudio, com 39%, e Zé Batista, com 21%.
Segundo turno
A pesquisa também perguntou em quem o eleitor votaria em caso de segundo turno. Confira todos os cenários:
Segundo turno – cenário 1:
Capitão Wagner (União): 44%
Roberto Cláudio (PDT): 37%
Nulo/branco: 10%
Não souberam/não responderam: 9%
Segundo turno – cenário 2:
Capitão Wagner (União): 42%
Elmano de Freitas (PT): 45%
Nulo/branco: 6%
Não souberam/não responderam: 7%
Segundo turno – cenário 3:
Elmano de Freitas (PT): 42%
Roberto Cláudio (PDT): 38%
Nulo/branco: 11%
Não souberam/não responderam: 9%
Disputa pelo Senado
Na disputa pelo Senado, Camilo Santana (PT) lidera, com 61% das intenções de voto, seguido de Kamila Cardoso (Avante), com 13%. Veja o resultado completo:
Aprovação
A gestão da governadora Izolda Cela (sem partido) é aprovada por 58% dos eleitores e reprovada por 22%, e 20% não souberam/não responderam. O governo foi considerado ótimo por 16%, bom por 32%, regular por 28%, ruim por 5%, péssimo por 8%, e outros 11% não souberam/não responderam.