Em BH, eleitores também vão decidir futuro da bandeira da cidade nas Eleições
População deve decidir se é a favor ou não da troca da bandeira, conforme aprovado pela Câmara Municipal
Eleições 2024|Pablo Nascimento, do R7
Além de escolherem os vereadores e o prefeito que vão representar a população nos próximos quatro anos, os eleitores de Belo Horizonte terão mais uma missão neste domingo (04): escolher se a bandeira da cidade será trocada ou não.
O referendo popular foi solicitado pela Câmara Municipal, que aprovou a troca da bandeira no 31 de julho de 2023. A voto sobre o tema será o terceiro a aparecer na tela da urna eletrônica. A pergunta será a seguinte: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as opções disponíveis serão:
- Caso o eleitor seja a favor da mudança, ele deverá digitar 1.
- Se preferir manter a bandeira atual, deverá digitar 2.
- Se quiser votar em branco, bastará usar a tecla BRANCO.
- Para anular o voto, deverá digitar qualquer outro número.
“Para finalizar a votação, basta teclar CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna”, ressalta o TSE. “Por questões técnicas, as imagens da bandeira atual e da proposta de nova bandeira não aparecerão na urna eletrônica. Um cartaz será afixado em local visível em todas as seções eleitorais da capital, com as imagens das bandeiras e as opções de voto, para orientação dos eleitores”, completou.
A nova bandeira proposta foi criada pelo artista plástico Gabriel Figueiredo, com o objetivo de diferenciar a bandeira do brasão da cidade, além de facilitar a memorização e o desenho do símbolo da cidade. A bandeira atual é o brasão do município sobre um fundo branco.
Leia também
Votações pelo país
Em Belo Horizonte, o processo é chamado de referendo, já que trata-se do momento em que a população confirme ou rejeite a decisão de uma lei já criada. Os eleitores da capital mineira não serão os únicos com votação extra neste domingo. Outras quatro cidades brasileiras também terão plebiscitos, que são consultas populares antes da criação da lei. São elas: Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA), São Luís (MA) e São Luiz (RR).
Veja detalhes sobre a origem da bandeira da cidade e a nova bandeira proposta: