BH e região metropolitana terão transporte gratuito no domingo de eleição
População terá acesso ao serviço de ônibus e metrô; sistema metropolitano intermunicipal também vai ter o benefício
Eleições 2024|Pablo Nascimento, do R7
Belo Horizonte e cidades da região metropolitana terão transporte gratuito neste domingo (06) de eleições.
Na capital mineira, a medida abrange todas as linhas de ônibus convencionais da capital mineira, do sistema MOVE e suplementares, além do metrô. A gratuidade será válida das 00h00 às 23h59, conforme a Lei Orgânica do Município e a Resolução 23.736/2024 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Além disso, cerca de 5.000 viagens extras serão adicionadas ao cronograma habitual, e o transporte municipal seguirá o quadro de horários de dias úteis, com maior disponibilidade entre 8h às 20h.
O Metrô terá gratuidade durante todo o dia. Das 5h15 às 7h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. Das 7h às 18h, os trens irão circular a cada 10 minutos, já das 18h às 23h, as composições serão ofertadas a cada 15 minutos.
Leia também
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os ônibus metropolitanos também serão gratuitos e seguirão horários especiais. Não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação, mas o registro da viagem será feito por meio do cartão Ótimo ou bilhete. Beneficiários de outras gratuidades, como idosos, deverão apresentar os documentos habituais. Os itinerários e horários estão disponíveis no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Em cidades como Contagem e Betim, também na Grande BH, a gratuito ainda valerá nos coletivos municipais.
Em Betim, a gratuidade será das 07h às 18h. “Para a operação, o quadro de viagens seguirá horário típico de sábados para linhas que operam aos domingos; e para as linhas que não possuem viagens aos sábados, o quadro de horários será típico de dias úteis, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais ( TRE-MG). As linhas que não operam aos sábados e vão circular são 131, 180B, 210A, 315A, 710B, 910B”, informou a Prefeitura.
Em Contagem, a escala será de dia útil atípico, com 947 viagens distribuídas em 41 linhas. “Para garantir a fluidez do sistema, o embarque deverá ser realizado pela porta dianteira dos veículos e o uso do cartão de bilhetagem não será necessário. A liberação do acesso será feita pelo motorista. Além disso, a Transcon informa que os usuários podem acompanhar as viagens em tempo real, por meio do aplicativo SigaBus, que já enviou mensagem aos usuários sobre a gratuidade no dia da eleição”, informou o Executivo Municipal.