Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Lula diz que quer Alckmin como vice, mas sugere candidatura ao Senado

Presidente destaca lealdade do vice, mas defende avaliação estratégica para fortalecer chapa em São Paulo

2026|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula afirmou que Geraldo Alckmin pode continuar como vice ou disputar uma vaga no Senado por São Paulo.
  • O presidente elogiou a lealdade e competência de Alckmin, expressando o desejo de tê-lo como vice novamente.
  • Lula sugeriu que Alckmin converse com Fernando Haddad para definir a melhor estratégia eleitoral.
  • Haddad, segundo Lula, está preparado para ser o futuro governador de São Paulo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

São Paulo (SP), 03/03/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa da II Conferência Nacional do Trabalho. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Lula disse que vaga de vice está aberta para Alckmin Paulo Pinto/Agência Brasil - 3.3.2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta quinta-feira (19), que o vice-presidente Geraldo Alckmin tem dois caminhos possíveis para o futuro político: permanecer como vice em uma para tentar a reeleição ou disputar uma vaga no Senado por São Paulo.

Durante discurso em evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que oficializou a pré-candidatura de Fernando Haddad ao governo paulista, Lula destacou que ficaria “imensamente feliz” em contar novamente com Alckmin como vice-presidente. O petista elogiou a atuação do aliado no governo, ressaltando sua lealdade, competência e experiência administrativa. Segundo ele, a vaga na chapa presidencial segue aberta.


“Eu ficarei imensamente feliz de ter o Alckmin como vice outra vez. É um companheiro que eu aprendi a gostar. É um companheiro de muita lealdade, é um companheiro com muita competência de trabalho, é um executivo extraordinário, ele só me ajuda”, comentou Lula

leia mais

Apesar disso, Lula indicou que Alckmin também pode desempenhar um papel estratégico ao concorrer ao Senado por São Paulo. A avaliação, segundo o presidente, está ligada ao cenário eleitoral no estado, onde o grupo político busca fortalecer sua presença.


Lula revelou ainda que orientou Alckmin a dialogar com Haddad. “Você tem que conversar com o Haddad para saber aonde é que a gente pode colher mais fruto dele. Se ser candidato ao Senado ajuda mais. Se ele for meu vice, Haddad, eu estou tranquilo. Mas você precisa fazer uma chapa de senador que possa te ajudar a ganhar”, disse Lula.

Lula disse que convenceu Haddad a participar das eleições

Lula revelou que Haddad tinha a intenção inicial de deixar o Ministério da Fazenda para voltar a estudar e dar uma pausa na política. No entanto, o presidente disse que convenceu Haddad a mudar de ideia para evitar que o país fosse entregue novamente aos “fascistas”.


O presidente cravou que Haddad será o futuro governador porque está “muito mais do que preparado para isso”. “Nós estamos apresentando o Haddad, não só porque, incomparavelmente, é melhor do que todos que estejam dispostos a disputar com ele. Inclusive, melhor do que o governador atual”, afirmou Lula.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.