Cabeças de cobra mutante têm 'personalidades diferentes', revela porta-voz de zoológico
Pancho e Lefty, como os animais são chamados, dão ao corpo 'comandos conflitantes' e provavelmente teriam morrido na natureza
Hora 7|Do R7
Em 2016, uma família de Waco, no Texas (EUA), encontrou uma cobra com duas cabeças no jardim de casa e doou o animal ao Cameron Park Zoo, um zoológico local. Com dois cérebros que tentam comandar um único corpo, Pancho e Lefty, como são conhecidos, provavelmente teriam morrido em um ambiente natural.
“Ele pode facilmente machucar o pescoço tentando ir em direções diferentes e ficar preso em galhos, pedras e outros obstáculos”, explicou o estabelecimento em postagem no Facebook. O que, inclusive, ocorreu em 2021, no terrário onde o animal é exibido — que precisou ser readaptado. "Nossas equipes veterinária e de répteis trabalharam duro para manter a ferida enfaixada e limpa."
Em entrevista à revista Newsweek, um porta-voz também acrescentou que as cabeças aparentemente possuem personalidades distintas: “A cabeça direita é mais dominante em termos de alimentação e movimento”, reportou. "A esquerda comerá ocasionalmente, mas parece ir junto onde quer que a direita vá."
A condição apresentada pela cobra de duas cabeças é conhecida como policefalia e ocorre após a divisão incompleta de um embrião ou a fusão incompleta de deles.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Pancho e Lefty são um pouco menores do que indivíduos da espécie a qual pertencem, conhecida como cobras-ratos, que costumam ter, aos 8 anos de idade, aproximadamente 1 m de comprimento. Sendo assim, o estado de saúde do animal é constantemente monitorado pela equipe do zoológico.
Homem de 'duas cabeças' trabalhou no circo e sustentou nove filhos