China decide escavar buraco de 10 mil metros de profundidade para entender passado da humanidade
A operação ocorre no meio de um deserto onde está localizado o campo petrolífero de Fuman, o maior do mundo
Hora 7|Matheus Borges*, do R7
A China começou a escavar um dos buracos mais profundos que já existiram, com cerca de 10 mil metros, na província de Xinjiang. A escavação tem como objetivo explorar o que realmente existe sob a superfície terrestre, além de entender melhor as origens da humanidade.
A operação se iniciou nesta quinta-feira (1°) no campo petrolífero de Fuman, o maior campo petrolífero ultraprofundo chinês, localizado no centro de um dos maiores e mais severos desertos do país, onde praticamente não há vida.
Wang Chunsheng, um especialista técnico envolvido na escavação, disse à agência de notícias chinesa Xinhua que perfurar um poço de mais de 10 km de profundidade é uma tentativa de explorar o território desconhecido da Terra e expandir os limites da compreensão humana.
“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos. Estamos fazendo isso para que a China consiga reconstruir a história dos continentes, incluindo a evolução das paisagens, as mudanças climáticas e a distribuição da vida”, completou Chunsheng.
Atualmente, o buraco mais profundo do mundo é o Kola Superdeep Borehole, em Murmansk, na Rússia. As operações foram realizadas de 1970 a 1992 e atingiram cerca de 12,2 metros de profundidade, mas foram paralisadas após a dissolução da União Soviética.
*Sob supervisão de Raphael Hakime
Ciência em pânico! Buraco gigante surge do dia para a noite na Sibéria
" gallery_id="5f4eb748416eb9b3980003c5" url_iframe_gallery="hora7.r7.com/china-decide-escavar-buraco-de-10-mil-metros-de-profundidade-para-entender-passado-da-humanidade-02062023"]