“Cocô gigante?” Escultura polêmica vira alvo de críticas e piadas
A obra na Reserva Natural de Medmerry, no Reino Unido, avaliada em £6 mil o equivalente a R$34 mil, deveria representar um caracol
Hora 7|Gabriela Pastorelli, do R7
Uma escultura inaugurada no Earnley Viewpoint, na Reserva Natural de Medmerry, no Reino Unido, chamou a atenção de moradores e visitantes por sua aparência inusitada, que muitos compararam a um “cocô gigante”. A obra também recebeu críticas pelo alto custo de £6 mil, o equivalente a R$34 mil.
Segundo o jornal The Sun, a escultura, chamada Periwinkle Shelter, foi criada pelos artistas locais Rebecca e Mark Ford, da Two Circles Design. O objetivo era representar um caracol, mas a interpretação do público foi bem diferente.
“Acho inconcebível que, em nenhum momento durante o projeto desta escultura enorme, ninguém tenha levantado a mão para dizer: ‘Com licença, mas parece um cocô gigante’”, disse um visitante.
“Não consegui parar de rir quando vi. No começo, pensei que fosse uma piada”, afirmou outro.
A obra foi inspirada na história local da Idade do Bronze e da Idade Média. Segundo o vereador John Cross, escavações arqueológicas no sítio de Medmerry revelaram evidências de casas redondas e cemitérios circulares da Idade do Bronze, datados de 1.100 a.C., além de restos de uma estrutura medieval de madeira usada para capturar peixes.
A escultura reflete essas descobertas e complementa outras duas peças de arte pública lançadas na Reserva Natural de Medmerry no início deste ano.