Homens pensam frequentemente sobre o Império Romano. Este é o meme
Reflexão masculina sobre esse período da história da civilização tem surpreendido muita gente nas redes sociais
Hora 7|David Plassa, do R7
Você saberia dizer com que frequência o seu amigo, primo, irmão, pai, namorado ou marido pensa sobre o Império Romano? As respostas para a questão de certa forma sem o menor sentido viralizaram recentemente nas redes sociais e têm surpreendido muita gente por aí. Afinal, parece ser uma reflexão constante na existência masculina contemporânea.
A princípio o fator memético da proposta começou a vir à tona por meio de perfis estrangeiros na última semana e não demorou a desembarcar em terras brasileiras. Assista abaixo:
"Eles nem estranham a pergunta. Eles só pensam e respondem", avaliou, admirada, a usuária do TikTok @mariidefreitas, cujo vídeo publicado por ela também bombou no Twitter.
A origem do meme
As respostas virais para a pergunta sobre a frequência com que homens pensam sobre o Império Romano têm um ponto de partida: uma postagem no perfil de Instagram de Gaius Flavius, um grande entusiasta de Roma, que vive na Suécia.
"Senhoras, muitas de vocês não percebem quantas vezes os homens pensam sobre o Império Romano", escreveu Gaius. "Pergunte ao seu marido/namorado/pai/irmão — você ficará surpresa com as respostas!"
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Já na legenda da publicação, ele acrescenta que o conceito é uma continuidade à "pesquisa" da influenciadora Saskia Cort, que, no perfil mantido por ela na mesma rede, garante: "Eu comecei a tendência viral sobre o Império Romano!".
Nas imagens acima, Saskia conta ter ficado chocada com o tratamento que recebeu de um rapaz com quem saía. Sendo assim, perguntou aos seguidores dela, o que homens solteiros "comem e pensam sobre". Uma garota respondeu ao chamado: "Perguntei ao meu namorado: 1) pensa sobre nada; 2) pensa sobre o Império Romano".
Em seguida, a influenciadora disse ter recebido mensagens de diversas mulheres que testemunharam a mesma resposta. "Percebi que o Império Romano parecia ser algo que os homens têm em comum", concluiu.
Saskia ainda reporta que há cerca de um ano a trend já havia aparecido em emissoras de rádio, canais de TV e revistas na Suécia. Já no último mês de agosto, a teoria dela acabou traduzida para o inglês e em seguida se tornou um fenômeno mundial.
O bilionário dono do Twitter, Elon Musk, por exemplo, afirmou pensar sobre Império Romano "todos os dias":
Enquanto isso, no TikTok, conteúdos que levam a hashtag #romanempire acumulam mais de 1 bilhão de visualizações.
Mais um grande momento aleatório da história das redes sociais. Estamos de parabéns!