Pesquisadores encontram fezes de baratas em celulares
Estudo revela que o uso de smartphones na cama pode expor os usuários a germes prejudiciais, aumentando os riscos à saúde
Hora 7|Do R7
Um centro de pesquisas, em parceria com a MattressNextDay, uma empresa britânica especializada na venda de colchões e produtos relacionados ao sono, emitiu um alerta sobre o uso do telefone na cama. Além de prejudicar a qualidade do sono, pode levar para a cama bactérias encontradas em fezes de baratas, que trazem prejuízos à saúde.
Segundo o jornal Daily Mail, estudos mostram que milhares germes e bactérias estão presentes nas superfícies dos aparelhos telefônicos e eles podem causar pneumonia e até infecções graves nas pessoas. Em um grupo de 575 pessoas, cerca de 431 delas utilizam o celular no momento de ir dormir.
Uma das bactérias mais comuns transmitidas por baratas no contato com a superfície é a pseudomonas aeruginosa. Ela causa de diversas infecções, principalmente em pessoas com o sistema imunológico baixo.
A cama é um ambiente propício para o desenvolvimento de diversas bactérias, já que é um local úmido e quente.
“Lembre-se, sua cama deve ser um santuário para descanso, não uma placa de Petri para bactérias potencialmente prejudiciais”, disse Martin Seeley, especialista em sono e CEO da MattressNextDay.
Fazer a higienização de seus smartphones ou smartwatches pode eliminar totalmente as bactérias encontradas nos dispositivos, mas uma pesquisa anterior realizada pela University of Surrey, no Reino Unido, estimou que somente 51% das pessoas realizam uma higienização adequada.