Registro raro: fotógrafo filma momento que alce perde ambos os chifres no meio da neve
O chifre é utilizado pelo macho durante brigas pela escolha da fêmea no verão, por isso acaba caindo no inverno
Hora 7|Do R7
Um fotógrafo registrou o momento exato em que um alce perdeu os dois chifres após cachoalhar o corpo inteiro. A queda do chifre é comum no inverno, época em que a estrutura não é utilizada pelo animal.
O vídeo foi feito pelo fotógrafo Derek Burgoyne, responsável pelo canal do YouTube Adventures in the Wild. No dia 12 de janeiro, ele conseguiu registrar o animal sozinho no meio da neve em Nova Brunswick, no Canadá.
O alce para no meio da caminhada e chacoalha todo o corpo, o que faz com que ambos os chifres caiam rapidamente. Após a queda da estrutura da cabeça do animal, ele vai embora em um trote rápido.
O registro feito por meio de um drone é bastante raro, já que os chifres, que apenas os machos possuem, caem de forma aleatória. A estrutura é utilizada para a escolha da fêmea — inclusive, é comum os chifres quebrarem durante as brigas.
Esse processo de conquista acontece no verão, o que os torna inúteis no inverno — eles são também um gasto de energia para o animal, por causa do peso, que chega a 27 kg.
Eventualmente, um novo chifre nasce, ao sair de uma pele específica que segura essa estrutura.
CONFIRA TAMBÉM: Cervo se livra de par de chifres em registro 'espetacular e único'