Logo R7.com
RecordPlus

A 'chefe': quem é a influente irmã de Milei, que agora integra primeiro escalão do governo argentino

A relações-públicas de 51 anos é considerada a verdadeira arquiteta do plano político bem-sucedido do ultraliberal

Internacional|Do R7

  • Google News
Karina acena para o público em sacada da Casa Rosada durante a posse de Javier Milei
Karina acena para o público em sacada da Casa Rosada durante a posse de Javier Milei

Figura permanente durante a campanha, Karina Milei, irmã do presidente recém-empossado da Argentina, Javier Milei, foi agraciada com o importante cargo de secretária-geral da Presidência, posto equivalente ao de ministro, após ele ter derrubado um decreto sobre nepotismo que estava em vigor desde 2018.

Para o novo mandatário argentino, a figura da irmã é tão importante em sua ascensão que ele a chama de "El jefe ("O chefe"), no masculino — o uso desse tipo de expressão é comum em espanhol, independentemente do gênero.


A relações-públicas e artista, de 51 anos (dois anos a menos que ele), foi a verdadeira arquiteta da campanha presidencial bem-sucedida do ultraliberal, que ganhou protagonismo ao se apresentar como uma espécie de forasteiro político. 

Apesar disso, cultiva um perfil discreto. Enquanto ele toma conta dos holofotes, a voz dela mal é ouvida. "Ela é o poder nas sombras", descreve o jornal argentino Clarín.


Karina tem o controle de toda a agenda do irmão. "Ela é os olhos e os ouvidos de Javier. É a pessoa que decide quais atividades ele faz, pois é quem o conhece melhor, sabe do que ele gosta ou não, em que ele se sente confortável ou desconfortável. Sua influência é tão grande que conseguiu fazê-lo trocar os ternos listrados que costumava usar pelos lisos", revelou uma pessoa ouvida pelo periódico.

Pessoas do círculo social dos dois garantem que essa influência na vida do agora presidente vai continuar durante o mandato.


Em uma rara fala pública, Karina definiu o irmão. "Ele é muito aplicado e obedece."

Assim como Javier, ela não é casada e também não tem filhos. Os dois cresceram no bairro portenho de Villa Devoto. São filhos de um motorista de ônibus e de uma dona de casa. 


Ambos estudaram em uma escola clássica do bairro, o Instituto Cardenal Copello, onde fizeram os ensinos fundamental e médio. 

Foi a irmã quem apareceu no desfile da cerimônia de posse ao lado dele neste domingo (10), em Buenos Aires.

A apresentação de Milei antes do primeiro discurso após a vitória, em 19 de novembro, também foi feita por Karina.

O jornal La Nación diz que pessoas que os conhecem garantem que Javier e Karina se complementam muito bem. Apesar de ele ser o considerado "animal político", ela é apontada como "a alma do projeto".

"Isto não funcionaria se ela não estivesse lá", disse um dos líderes do partido dele, La Libertad Avanza, à publicação.

Javier Milei desfilou com Karina durante a cerimônia de posse
Javier Milei desfilou com Karina durante a cerimônia de posse

Decreto sobre nepotismo

Um dos primeiros atos após ser empossado, a portas fechadas, foi revogar um decreto assinado em janeiro de 2018, no governo de Mauricio Macri, que se aliou a Milei no segundo turno e, inclusive, emplacou vários nomes de aliados em cargos importantes da gestão atual.

A norma foi justificada naquela ocasião como uma tentativa de continuar "melhorando a institucionalidade, a integridade e a transparência de todas as políticas públicas". Diversos funcionários públicos que se enquadravam nos critérios de nepotismo tiveram que entregar os cargos, o que gerou críticas.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.