Acesso restrito, defesa aérea: conheça a casa de verão de Putin que teria sido alvo da Ucrânia
Com o desenvolvimento dos drones ucranianos, a Rússia passou a instalar vários sistemas Pantsir-S1 nas cercanias da mansão de Valdai
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Rússia acusou a Ucrânia de lançar drones contra a residência de verão de Vladimir Putin em Valdai, entre Moscou e São Petersburgo. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a Ucrânia disparou 91 drones contra a “residência oficial” de Putin, entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (29). Kiev nega o ataque.
Lavrov parecia se referir à residência presidencial de Valdai, conhecida por ser fortemente fortificada. Em seu comunicado, feito nesta segunda-feira, não cita se Putin estava no local no momento dos ataques.
A casa às margens do Lago Valdai, na região de Novgorod, a noroeste de Moscou, é conhecida por receber Putin durante o verão. A mansão está situada dentro de um grande resort de férias governamental no parque nacional de Valdai, em uma península entre dois lagos.
LEIA MAIS
O acesso ao complexo todo é severamente restrito – os 40 hectares de terreno são cercados de água por três lados e isolados do resto do parque.
Com o desenvolvimento dos drones pelas forças da Ucrânia, que se tornaram capazes de atacar mais profundamente na Rússia, a partir de 2024, o governo Putin passou a instalar vários sistemas de defesa aérea Pantsir-S1 nas cercanias da residência de Valdai.
Imagens de satélite mostram defesas aéreas estrategicamente posicionadas na área, incluindo em uma torre localizada profundamente em uma floresta a poucos quilômetros de distância do complexo. Os sistemas Pantsir-S1 são projetados para combater mísseis de cruzeiro de curto alcance e drones, sugerindo que a movimentação para estacioná-los perto da residência pode ser uma resposta aos ataques de drones cada vez mais audaciosos da Ucrânia.
O refúgio de luxo, avaliado em cerca de R$ 750 milhões, segundo o jornal The Sun, é uma vasta propriedade que conta com uma residência principal palaciana, casas para hóspedes, um campo de golfe e um imenso complexo de spa. O esconderijo – ocultado da vista pública por densa cobertura de árvores – tem uma vasta zona de exclusão ao seu redor, maior que a ilha de Malta.
O jornal britânico também afirma que é nesta mansão que Putin manteria seus dois filhos secretos: Ivan e Vladimir Jr. Eles seriam frutos do relacionamento que o líder russo teve com a ginasta olímpica Alina Kabaeva, que posou nua para uma publicação da imprensa ocidental.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp









