Internacional Aeroporto de La Palma reabre após cinzas de vulcão se dispersarem

Aeroporto de La Palma reabre após cinzas de vulcão se dispersarem

Local fechou duas vezes desde 19 de setembro, dia em que o Cumbre Vieja entrou em erupção

AFP
O aeroporto de La Palma reabriu após as cinzas do vulcão Cumbre Vieja se dispersarem

O aeroporto de La Palma reabriu após as cinzas do vulcão Cumbre Vieja se dispersarem

Jorge Guerrero/AFP - 07.10.2021

O aeroporto da ilha canária de La Palma reabriu neste sábado (9), após permanecer 48 horas fechado devido às cinzas do vulcão Cumbre Vieja.

As nuvens de cinzas obrigaram o aeroporto a interromper suas atividades na manhã da última quinta-feira (7) pela segunda vez desde a erupção de 19 de setembro, em La Palma, que integra o arquipélago atlântico das Ilhas Canárias, localizado ao largo de Marrocos, no sudeste da Espanha.

“O aeroporto de La Palma está de volta à operação”, disse a operadora do aeroporto Aena, acrescentando que “o trabalho de limpeza continua nas áreas que ainda não estão operacionais”.

A companhia aérea canarina Binter disse que estava analisando as condições e que poderia retomar os voos neste sábado. "Esperamos que tudo esteja pronto para operar nas próximas horas", disse uma porta-voz da empresa à AFP.

A erupção do vulcão não causou vítimas, mas trouxe graves danos e provocou a evacuação de 6 mil pessoas, algumas das quais perderam todos os seus pertences por conta da lava.

A erupção destruiu mais de 1,1 mil prédios e cobriu uma área de 480 hectares, segundo autoridades.

Neste sábado, parte do cone do vulcão desabou, o que provocou a emissão de novos fluxos de lava em várias direcções, informou o Instituto Geográfico Nacional (IGN).

“Parece que parte do cone desabou (....) Isso deu origem a dois fluxos diferentes, um que fica um pouco mais ao norte e outro que ocorre no mesmo local dos dias anteriores, mas com um volume superior; vê-se que a roupa velha está transbordando em algum momento", disse Stavros Meletlidis, vulcanólogo do IGN, à Rádio Nacional de España (RNE).

Os novos fluxos estão se aproximando de uma área industrial populosa, de acordo com a RNE.

Últimas