Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Afeganistão: desnutrição ameaça 3 milhões de crianças, alerta OMS

Crise de fome pode coincidir com período de seca em um país com a economia fragilizada após a retirada de apoio do Ocidente

Internacional|

Crise de fome no Afeganistão pode coincidir com período severo de seca no país
Crise de fome no Afeganistão pode coincidir com período severo de seca no país Crise de fome no Afeganistão pode coincidir com período severo de seca no país

Acredita-se que 3,2 milhões de crianças sofrerão de desnutrição aguda no Afeganistão até o fim deste ano e 1 milhão corram o risco de morrer agora que as temperaturas estão caindo, disse uma porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (12).

Agências humanitárias alertam sobre a crise de fome no momento em que uma seca coincide com uma economia fragilizada pela retirada de apoio financeiro ocidental, na esteira da tomada de poder pelo Talibã em agosto. O setor de saúde está sendo especialmente prejudicado, já que muitos profissionais estão indo embora por não receber salário.

"É uma luta acirrada agora que a fome toma conta do país", disse Margaret Harris por telefone da capital, Cabul, ao falar com jornalistas em Genebra. "O mundo não deve e não pode se dar ao luxo de dar as costas ao Afeganistão."

As temperaturas noturnas estão descendo a menos de zero grau, e temperaturas ainda mais frias devem deixar idosos e jovens mais suscetíveis a outras doenças, disse Harris. Em alguns lugares, as pessoas estão cortando árvores para fornecer combustível aos hospitais em meio à carência generalizada, acrescentou ela.

Publicidade

Harris não soube informar o número de crianças que já morreram de desnutrição, mas descreveu "alas repletas de criancinhas", inclusive um bebê de 7 meses que parece "menor que um recém-nascido".

Os casos de sarampo estão aumentando no país, e, "para crianças desnutridas, o sarampo é uma pena de morte. Veremos muitas mortes mais se não agirmos rápido", disse Harris.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.