Agência de notícias russa diz que Bashar al-Assad está em Moscou
Presidente sírio renunciou e deixou o país após negociações, segundo fontes russas
Internacional|Do R7, em Brasília
A mídia estatal russa informou que Bashar al-Assad, presidente deposto da Síria, está em Moscou com sua família e recebeu asilo na capital russa.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Assad renunciou ao cargo e deixou o país após negociações com vários participantes do conflito armado.
O movimento acontece após forças rebeldes terem tomado a capital síria, Damasco. Fontes do Kremlin confirmaram à mídia estatal Tass que Assad e seus familiares foram acolhidos em Moscou. Desde os primeiros rumores de que o presidente sírio havia fugido, chegou-se a especular que seu avião teria sido abatido.
Mais cedo, Rússia havia negado
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia comunicou, em nota, que Assad havia deixado a Síria, após ordenar uma transferência de poder sem conflitos.
“Como resultado de negociações com diversas facções armadas, Assad decidiu renunciar à presidência e sair do país, dando instruções para uma transição pacífica.”
Já o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, declarou que a Turquia não tinha conseguido estabelecer comunicação com Assad, apesar dos esforços do presidente, Recep Erdogan, para normalizar a situação na Síria.