Agência nuclear não detectou nenhum sinal de 'bombas sujas' na Ucrânia
Após inspeção em fábricas e em um instituto de pesquisa, a AIEA negou que houvesse irregularidades no território ucraniano
Internacional|Do R7
A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) declarou nesta quinta-feira (3) que até agora não detectou "nenhum sinal de atividades nucleares não declaradas" durante as inspeções de três instalações na Ucrânia, solicitadas depois que a Rússia acusou o país vizinho de ter feito uma "bomba suja".
"Nossa avaliação técnica e científica dos resultados que temos até agora não mostrou nenhum sinal de atividades não declaradas ou materiais [suspeitos] nesses três locais", disse o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, numa declaração.
"Vamos relatar os resultados das amostras ambientais o mais rápido possível", acrescentou.
Os três locais inspecionados são o Instituto de Pesquisa Nuclear de Kiev, uma fábrica de processamento de minerais em Zhovti Vody e uma fábrica de máquinas em Dnipro.
"Nos últimos dias, os inspetores puderam realizar todas as atividades que a AIEA havia programado e tiveram acesso livre aos locais", diz o comunicado.
Moscou acusou Kiev de se preparar para usar "bombas sujas" contra suas tropas. A Ucrânia, porém, suspeita que a Rússia queira usar tal bomba e tenta culpá-la, em uma tentativa de justificar o uso de armas nucleares por Moscou, cujas tropas estão perdendo terreno no leste e no sul da Ucrânia.