Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência nuclear não detectou nenhum sinal de 'bombas sujas' na Ucrânia

Após inspeção em fábricas e em um instituto de pesquisa, a AIEA negou que houvesse irregularidades no território ucraniano

Internacional|

Chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi
Chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi Chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) declarou nesta quinta-feira (3) que até agora não detectou "nenhum sinal de atividades nucleares não declaradas" durante as inspeções de três instalações na Ucrânia, solicitadas depois que a Rússia acusou o país vizinho de ter feito uma "bomba suja".

"Nossa avaliação técnica e científica dos resultados que temos até agora não mostrou nenhum sinal de atividades não declaradas ou materiais [suspeitos] nesses três locais", disse o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, numa declaração.

"Vamos relatar os resultados das amostras ambientais o mais rápido possível", acrescentou.

Os três locais inspecionados são o Instituto de Pesquisa Nuclear de Kiev, uma fábrica de processamento de minerais em Zhovti Vody e uma fábrica de máquinas em Dnipro.

Publicidade

"Nos últimos dias, os inspetores puderam realizar todas as atividades que a AIEA havia programado e tiveram acesso livre aos locais", diz o comunicado.

Moscou acusou Kiev de se preparar para usar "bombas sujas" contra suas tropas. A Ucrânia, porém, suspeita que a Rússia queira usar tal bomba e tenta culpá-la, em uma tentativa de justificar o uso de armas nucleares por Moscou, cujas tropas estão perdendo terreno no leste e no sul da Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.