Alemanha acusa Rússia de ciberataque; ideia de ameaça constante mobiliza Otan, diz especialista
Governo alemão identificou duas operações cibernéticas russas visando o controle de tráfego aéreo e as eleições federais
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Nesta sexta-feira (12), a Alemanha acusou a Rússia de atuar em ataques cibernéticos focados no possível controle do tráfego aéreo do território alemão e também influenciar as eleições federais que aconteceram no país em fevereiro.
Apesar de terem acontecido no ano de 2024, os ataques só foram identificados atualmente, fazendo com que as autoridades de Berlim convocassem o embaixador russo para prestar esclarecimentos.
Em entrevista ao Conexão Record News, a especialista em ciência política e pesquisadora de política russa Giovana Branco explica que o cenário da Europa atual é diferente do que já foi vivido, quando, segundo ela, a aliança entre os países estava enfraquecida e completamente desmobilizada.
“Então, neste momento em que nós temos, de fato, uma ameaça ao continente europeu, é importante para os líderes da Otan manter essa ideia de que existe uma ameaça constante, não só porque isso fortalece a aliança, como também fortalece os sistemas de segurança de cada país individualmente”, enfatiza a Giovana Branco.
O Ministério de Relações Exteriores alemão afirmou que tomará uma série de contramedidas para fazer que a Rússia “pague” pelas ações, incluindo novas sanções.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












