Alemanha prorroga controle de fronteiras até 15 de maio
Medida foi adotada para conter a propagação do novo coronavírus e, segundo governo alemão, será levantada em acordo com a Comissão Europeia
Internacional|, com R7
A Alemanha, que faz parte do espaço Schengen de livre circulação na Europa, estenderá o controle fronteiriço até 15 de maio, disse um porta-voz do Ministério do Interior nesta segunda-feira (4), uma das medidas adotadas em decorrência da pandemia de covid-19.
A medida está alinhada com a Comissão Europeia, acrescentou. "É claro que somos guiados pelo espírito europeu a não agir unilateralmente ou de maneira descoordenada", disse o porta-voz.
Diversos países membros do espaço Schengen impuseram verificações de emergência nas fronteiras em uma tentativa de conter a propagação do novo coronavírus.
Fronteiras europeias
Em 17 de março, a União Europeia fechou todas as suas fronteiras externas e internas, com exceções apenas para estrangeiros residentes no território europeu ou para europeus que morem em um país e se deslocam diariamente para trabalhar em outro.
A medida valia por 30 dias, mas vários países mantiveram controle estrito de fronteira depois disso. A UE já pediu que a reabertura seja coordenada entre os vários países do bloco.