Logo R7.com
RecordPlus

Aliada da ditadura de Maduro, Rússia acusa EUA de pirataria por ‘anarquia’ ao tomar petroleiros

Ministério das Relações Exteriores disse acreditar que pragmatismo de Donald Trump ajude a evitar um desastre na região

Internacional|Da Reuters, com R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusou os EUA de pirataria no Mar do Caribe ao bloquear a Venezuela.
  • Pelo menos dois navios petroleiros da Venezuela foram confiscados por autoridades americanas.
  • Rússia espera que o pragmatismo de Donald Trump evite um desastre na região e defende a desescalada da tensão.
  • A Casa Branca intensificou pressões econômicas e sanções contra a Venezuela, priorizando cumprir a "quarentena" no país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ditadura de Nicolás Maduro sofre cerco dos Estados Unidos por mar Palácio Miraflores/Divulgação – 23.12.2025

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou, na última quinta-feira (25), que os Estados Unidos revivem a pirataria e o banditismo no Mar do Caribe ao bloquear a Venezuela.

Ao menos dois navios petroleiros da ditadura de Nicolás Maduro foram confiscados e levados à costa americana.


Aliado do ditador venezuelano, o governo Putin, porém, expressou a esperança de que o pragmatismo do presidente americano, Donald Trump, ajude a evitar um desastre na região.

“Hoje, testemunhamos uma completa anarquia no Mar do Caribe, onde o roubo de propriedade alheia, ou seja, a pirataria e o banditismo, há muito esquecidos, estão sendo revividos”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, sobre a situação.


“Defendemos consistentemente a desescalada [da tensão]”, afirmou Zakharova. “Esperamos que o pragmatismo e a racionalidade do presidente americano Trump permitam que soluções mutuamente aceitáveis ​​para as partes sejam encontradas dentro da estrutura das normas jurídicas internacionais.”

“Confirmamos nosso apoio aos esforços do governo de Nicolás Maduro para proteger a soberania e os interesses nacionais, e manter o desenvolvimento estável e seguro de seu país”, concluiu.


‘Quarentena’ da Venezuela

Na terça (24), a Casa Branca ordenou que as forças militares dos Estados Unidos se concentrem quase exclusivamente em fazer cumprir a “quarentena” da Venezuela.

“Embora ainda existam opções militares, o foco inicial é usar a pressão econômica por meio da aplicação de sanções para alcançar o resultado desejado pela Casa Branca”, disse o funcionário.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.