Ameaça da Rússia sobre a Groenlândia ‘não passa de discurso’, diz especialista
Moscou prometeu responder caso o Ocidente reforce a presença militar em torno da ilha
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Moscou afirmou que vai responder com medidas militares caso o Ocidente reforce a presença militar na Groenlândia. Países europeus enviaram pequenos contingentes de tropas para a ilha, depois que Donald Trump declarou o desejo de anexar o território.
Vitelio Brustolin, pesquisador e professor de relações internacionais, afirmou em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (11) que é muito difícil a Rússia conseguir fazer alguma coisa em torno da Groenlândia nesse momento.
“Não conseguiu proteger o Maduro na Venezuela, Bashar al-Assad na Síria [...]. A Rússia não consegue proteger Cuba, não conseguiu defender a Armênia. Não conseguiu defender o Irã no ano passado, não deve defender o Irã neste momento”, analisa o especialista.
Além disso, o professor fala que a Rússia já havia dito que não se opunha à presença militar dos Estados Unidos na Groenlândia, então o discurso dela é, na verdade, contra a Europa. “Tem um acordo entre Estados Unidos e Dinamarca de 1951 que prevê bases militares dos EUA na ilha”, explica.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













