Análise: ações de Belarus afetam a segurança nacional da Lituânia
Balões interromperam o tráfego aéreo na Lituânia; governo bielorrusso nega o ataque
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Lituânia declarou estado de emergência após balões contrabandistas vindos de Belarus interromperem o tráfego aéreo em diversas ocasiões nos últimos meses. O país pediu autorização para ter apoio militar, apesar do governo bielorrusso negar responsabilidade pelos supostos ataques.
Em entrevista ao Conexão Record News, o especialista em relações internacionais Viteio Brustolin explicou que tais ações da Belarus são provocações para fechar o espaço aéreo e pela Lituânia ser um país integrante da Otan, o artigo 5 poderia ser acionado.
“Mais um episódio nesse tipo de provocação, dessas ameaças híbridas. Então, Belarus é um país que ajudou a Rússia a invadir a Ucrânia. Tropas russas foram enviadas para a território de Belarus para chegar até Kiev, e não há dúvidas que os balões venham de Belarus, isso é mostrado em satélites, imagens de satélite, radar. É realmente uma provocação para fechar o espaço aéreo. E aqui, lembrando que a Lituânia é um país membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e isso, sim, poderia configurar um ataque que poderia acionar o artigo 5º do tratado da Otan de segurança coletiva”, enfatiza o especialista.
O governo da Lituânia acusou Belarus de praticar um ataque híbrido, e por questão de segurança nacional, o estado de emergência foi declarado.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













