Logo R7.com
RecordPlus

Análise: China usa subterfúgios para acessar tecnologia científica dos Estados Unidos

Senadores democratas criticam Trump após suspensão de restrições a exportações para o país asiático

Internacional|Do R7

  • Google News

Em carta datada desta quarta-feira (12), os principais senadores democratas criticaram o governo de Donald Trump por adiar restrições às exportações para a China. O presidente concordou em adiar por um ano a medida que impedia milhares de empresas do país de acessarem tecnologia norte-americana em troca da suspensão de restrições sobre a exportação de terras raras chinesas.

A oposição argumenta que a decisão de Trump pode impulsionar a agenda tecnológica chinesa e prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos.


Em entrevista ao Conexão Record News, o especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral diz que a China utiliza parceiros norte-americanos, como a Holanda, para acessar tecnologia científica do país.

Segundo ele, os chineses aproveitam que a maior parte da tecnologia digital é de uso dual — ser utilizada para fins comerciais e bélicos — e usam de subterfúgios para acessá-la. “Os Estados Unidos estão fazendo o que podem para cercear, por exemplo, chips de inteligência artificial. Vários outros chips mais sofisticados já são proibidos na China”, afirma.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.