Logo R7.com
RecordPlus

Análise: EUA colocam submarino nuclear próximo da Coreia do Sul para dissuadir Coreia do Norte

Norte-coreanos fazem alerta sobre acordo entre Seul e Washington; segundo Pyongyang, plano pode desencadear ‘efeito dominó’

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Coreia do Norte alertou sobre um acordo de submarinos entre Coreia do Sul e EUA, sugerindo um possível "efeito dominó" nuclear.
  • Pyongyang acusa Seul de ambições secretas para possuir armas nucleares.
  • O professor Vitelio Brustolin destaca que a Coreia do Norte saiu do Tratado de Não Proliferação Nuclear após revelações de um programa de armas nucleares.
  • Os EUA posicionaram um submarino nuclear próximo à Coreia do Sul como forma de dissuadir a Coreia do Norte.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Coreia do Norte fez um alerta sobre o acordo entre Coreia do Sul e Estados Unidos para construção de submarinos de propulsão nuclear. Segundo Pyongyang, o plano pode desencadear um efeito dominó nuclear. Os detalhes do acordo foram divulgados na semana passada e incluem o compromisso de desarmar o arsenal da Coreia do Norte.

O comunicado norte-coreano diz que Seul promove secretamente uma ambição de possuir armas nucleares. A acusação acrescenta que o acordo e os exercícios militares realizados pelos dois países representam graves desafios à segurança no Norte.


Coreia do Norte faz alerta sobre o acordo entre Coreia do Sul e EUA para construção de submarinos nucleares Reprodução/Record News

Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (18), Vitelio Brustolin, pesquisador e professor de relações internacionais, aponta que o posicionamento da Coreia do Norte não condiz com as atitudes tomadas pelo país.

Segundo o professor, a Coreia do Norte fazia parte do Tratado de Não Proliferação Nuclear até 2003, e saiu do acordo após os Estados Unidos descobrirem que os norte-coreanos mantinham um programa clandestino de enriquecimento de urânio para fazer armas nucleares, sendo então o único país que já fez parte do tratado e saiu.


“Para dissuadir a Coreia do Norte, os Estados Unidos colocaram um submarino nuclear do lado da Coreia do Sul e disseram que colocaram porque não precisavam, o submarino não pode ser detectado. Mas deixaram muito claro que ali tem um submarino nuclear”, explica.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.