Análise: plano de paz em Gaza aprovado pela ONU revela preocupação internacional
Leonardo Trevisan aponta que seria necessário desarmar os terroristas do Hamas e estabelecer uma força multinacional na região
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Conselho de Segurança da ONU aprovou, na segunda-feira (17), um plano elaborado pelos Estados Unidos que busca estabelecer uma trégua mais duradoura na Faixa de Gaza. Após o comunicado, o grupo terrorista Hamas declarou oposição à proposta e afirmou que a interferência estrangeira pode ser perigosa.
Em entrevista ao Jornal da Record News, Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais, explica que a aprovação unânime da proposta, ainda que com a abstenção de Rússia e China na votação, reflete a tensão global em torno da situação na região.

“O mundo está preocupado com uma situação que é bem concreta, que qualquer um de nós pode entender, é uma situação de fato consumado”, pontua o docente, ao comentar a permanência das tropas de Israel do território.
A maior dificuldade para colocar em prática o plano de paz em Gaza, segundo Trevisan, é estabelecer um governo transitório na região. “Precisaria desarmar o Hamas e chegar uma força multinacional. Pronto, a confusão começa aqui. Quem vai compor essa força multinacional que, teoricamente, desarmaria o Hamas?”, questiona o professor.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
