Análise: submarinos a propulsão nuclear colocam Coreia do Sul em grupo ‘muito privado’
Apenas seis nações possuem a tecnologia; na quarta (29), Trump aprovou pedido do presidente sul-coreano para construção do equipamento
Internacional|Do R7
Após pedido do presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, nesta quarta-feira (29), o líder americano Donald Trump aprovou a construção de um submarino de propulsão nuclear pelo país.
Seul afirma que os atuais equipamentos movidos a diesel têm menor capacidade de navegação submersa, o que restringe o rastreamento de equipamentos norte-coreanos ou chineses.
“Uma coisa é a benção, a conversa, outra coisa muito diferente é o repasse dessa tecnologia. Eu tenho certeza que os americanos serão extremamente prudentes nesse repasse porque isso é colocar a Coreia do Sul num clube que é muito, muito privado”, analisa o professor de relações internacionais Leonardo Trevisan, em entrevista ao Conexão Record News.
Apenas seis países — Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Índia — possuem a tecnologia de propulsão para um submarino nuclear. O presidente americano não especificou de onde será fornecida a tecnologia para a Coreia do Sul. Segundo Trevisan, o país não deve ter acesso aos equipamentos ainda nesta década.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
