Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Andrés Manuel López Obrador é eleito presidente do México

Vitória confirmada pelo órgão eleitoral do país faz de Lépez Obrador o primeiro esquerdista a governar o México em décadas

Internacional|Alexandre Garcia, do R7, com Reuters

Lopez Obrador disputava a presidência pela 3ª vez
Lopez Obrador disputava a presidência pela 3ª vez Lopez Obrador disputava a presidência pela 3ª vez

O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, foi eleito neste domingo (1º) para substituir Enrique Peña Nieto na Presidência do México pelos próximos seis anos. Ex-prefeito da Cidade do México, López Obrador disputava a presidência do país pela terceira vez.

A vitória, oficializada pelo órgão eleitoral mexicano, faz de López Obrador o primeiro esquerdista a governar o país em décadas, rompendo o controle do governista PRI (Partido Revolucionário Institucional) e dos conservadores.

Em seu discurso de vitória, López Obrador garantiu que "haverá liberdade empresarial, de expressão, e de crenças" aos mexicanos. "Garantiremos todas as liberdades individuais e sociais, bem como os direitos dos cidadãos e políticos consagrados em nossa Constituição", afirmou após ser eleito.

Resultados preliminares apontam que López Obrador conquistou mais de 50% dos votos. Seus rivais mais próximos, Ricardo Anaya e José Antonio Meade, foram escolhidos por menos de 23% dos eleitores.

Publicidade

As eleições nas quais concorrer é uma ‘sentença de morte’

Lopez Obrador garantiu que "haverá liberdade" aos mexicanos durante seu governo
Lopez Obrador garantiu que "haverá liberdade" aos mexicanos durante seu governo Lopez Obrador garantiu que "haverá liberdade" aos mexicanos durante seu governo

Ricardo Anaya, o segundo mais votado, disse que telefonou a López Obrador para reconhecer a derrota no pleito antes da divulgação oficial do resultado. "Eu reconheci a vitória dele, o parabenizei e desejei a ele sucesso pelo bem-estar mexicano", afirmou Anaya. Os outros adversários de López Obrador também reconheceram a vitória do candidato antes do fechamento das urnas.

Publicidade

Agora, a população mexicana espera que López Obrador coloque o México em uma direção mais nacionalista. Durante a campanha, ele se comprometeu em diminuir a dependência econômica dos Estados Unidos.

Há meses, o atual governo do México tem travado duras brigas com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os temas comércio e migração. López Obrador garantiu também que acabará com a corrupção e disse que vai pacificar o país assolado pela violência. "O país será limpo", disse ele durante a campanha.

Publicidade

Peña Nieto

Após o final da apuração, o atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, discursou em cadeia nacional e saudou a democracia. "A eleição representa o dia mais importante de uma democracia. É a data em que os cidadãos têm responsabilidade e liberdade para escolher seus representantes", disse ele.

"O México decidiu democraticamente, em um processo que é livre e diversificado, administrado por um órgão independente e autônomo, conforme estabelecido em nossa Constituição", completou Nieto, que deixará o cargo em dezembro com um mandato marcado por casos de corrupção e insegurança.

Donald Trump

Até mesmo o presidente Donald Trump parabenizou a vitória de López Obrador. “Estou ansioso para trabalhar com ele. Há muita coisa a ser feita para beneficiar os Estados Unidos e o México”, escreveu Trump em sua conta no microblog Twitter.

Populares celebraram o resultado nas ruas da Cidade do México
Populares celebraram o resultado nas ruas da Cidade do México Populares celebraram o resultado nas ruas da Cidade do México

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.