Andrés Manuel López Obrador é eleito presidente do México
Vitória confirmada pelo órgão eleitoral do país faz de Lépez Obrador o primeiro esquerdista a governar o México em décadas
Internacional|Alexandre Garcia, do R7, com Reuters
O esquerdista Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, foi eleito neste domingo (1º) para substituir Enrique Peña Nieto na Presidência do México pelos próximos seis anos. Ex-prefeito da Cidade do México, López Obrador disputava a presidência do país pela terceira vez.
A vitória, oficializada pelo órgão eleitoral mexicano, faz de López Obrador o primeiro esquerdista a governar o país em décadas, rompendo o controle do governista PRI (Partido Revolucionário Institucional) e dos conservadores.
Em seu discurso de vitória, López Obrador garantiu que "haverá liberdade empresarial, de expressão, e de crenças" aos mexicanos. "Garantiremos todas as liberdades individuais e sociais, bem como os direitos dos cidadãos e políticos consagrados em nossa Constituição", afirmou após ser eleito.
Resultados preliminares apontam que López Obrador conquistou mais de 50% dos votos. Seus rivais mais próximos, Ricardo Anaya e José Antonio Meade, foram escolhidos por menos de 23% dos eleitores.
As eleições nas quais concorrer é uma ‘sentença de morte’
Ricardo Anaya, o segundo mais votado, disse que telefonou a López Obrador para reconhecer a derrota no pleito antes da divulgação oficial do resultado. "Eu reconheci a vitória dele, o parabenizei e desejei a ele sucesso pelo bem-estar mexicano", afirmou Anaya. Os outros adversários de López Obrador também reconheceram a vitória do candidato antes do fechamento das urnas.
Agora, a população mexicana espera que López Obrador coloque o México em uma direção mais nacionalista. Durante a campanha, ele se comprometeu em diminuir a dependência econômica dos Estados Unidos.
Há meses, o atual governo do México tem travado duras brigas com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os temas comércio e migração. López Obrador garantiu também que acabará com a corrupção e disse que vai pacificar o país assolado pela violência. "O país será limpo", disse ele durante a campanha.
Peña Nieto
Após o final da apuração, o atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, discursou em cadeia nacional e saudou a democracia. "A eleição representa o dia mais importante de uma democracia. É a data em que os cidadãos têm responsabilidade e liberdade para escolher seus representantes", disse ele.
"O México decidiu democraticamente, em um processo que é livre e diversificado, administrado por um órgão independente e autônomo, conforme estabelecido em nossa Constituição", completou Nieto, que deixará o cargo em dezembro com um mandato marcado por casos de corrupção e insegurança.
Donald Trump
Até mesmo o presidente Donald Trump parabenizou a vitória de López Obrador. “Estou ansioso para trabalhar com ele. Há muita coisa a ser feita para beneficiar os Estados Unidos e o México”, escreveu Trump em sua conta no microblog Twitter.