Animais de estimação de ex-espião russo são achados mortos
Dois porquinhos-da-Índia do ex-espião russo Sergei Skripal foram achados mortos na casa dele; um gato teve de ser sacrificado
Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais
O ataque contra o ex-espião russo Sergei Skripal, em Salisbury (Inglaterra), no mês passado, fez mais três vítimas. Segundo autoridades britânicas, os três animais de estimação que pertenciam a Skripal e sua filha, Yulia, morreram.
Dois porquinhos-da-Índia foram encontrados mortos, provavelmente por desidratação, na casa do russo, que havia sido lacrada após o ataque com neurotoxina. O terceiro animal era um gato, que foi achado ainda com vida, mas com a saúde muito abalada, e foi sacrificado por decisão de veterinários.
Comunicado
Em uma nota oficial, o Departamento para Assuntos Ambientais, Alimentícios e Rurais do Reino Unido, lamentou a morte dos animais que pertenciam a Skripal.
"Quando um veterinário teve acesso à residência, dois porquinhos-da-Índia estavam mortos, infelizmente, provavelmente por falta d'água. Um gato foi achado em péssimo estado e um cirurgião veterinário decidiu pela eutanásia, para aliviar seu sofrimento", relatava o comunicado.
Polêmica
Segundo a CNN, o estado de saúde dos pets chegou a ser questionado por uma representante do ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na quarta-feira, devido à afirmação do Reino Unido de que Skripal e a filha teriam sido envenenados em casa.
Leia também
"Onde eles estão? Sabemos quantos eram, mas é uma pergunta para os britânicos. Onde estão esses animais? Qual é a condição de saúde deles. Afinal, estamos falando de organismos vivos. Se uma neurotoxina foi usada naquela casa, eles deveriam ter sido afetados também", questionou Zakharova.
De acordo com os russos, Skripal teria dois gatos e dois porquinhos-da-Índia. No entanto, os britânicos disseram não ter informações sobre um segundo gato.
Estado de saúde
Nesta sexta-feira, o hospital onde Skripal está internado disse que o russo saiu do estado grave e apresenta melhoras em seu estado de saúde. Na quinta, foi revelado que Yulia está acordada e consciente há alguns dias.