Aplicativo da Coreia do Sul permite rastrear perseguidores; veja como funciona
Medida visa frear o avanço dos casos de perseguição a mulheres, que muitas vezes antecedem episódios de violência
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Justiça da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (3) um aplicativo que permite às vítimas rastrear em tempo real seus perseguidores por meio de monitoramento eletrônico.
A tecnologia ainda oferece alertas por mensagens de texto e um mapa, no qual será possível acompanhar a locomoção do suspeito.
LEIA MAIS
Com a visualização direta no celular, a vítima passa a ter mais controle sobre a própria segurança, agindo com rapidez, evitando cruzar caminhos com o perseguidor e encontrando rotas alternativas para fugir do perigo.
O novo aplicativo se baseia nos dispositivos eletrônicos já utilizados pelas autoridades para monitorar acusados por perseguição. Esses equipamentos transmitem atualizações constantes de localização, permitindo estudar os movimentos do suspeito.
O governo sul-coreano também trabalha para integrar o aplicativo ao serviço nacional de emergência. O objetivo é que, ao identificar uma situação de risco, a própria plataforma possa enviar um aviso direto às autoridades. A medida deve ampliar a proteção às vítimas, garantindo que o socorro chegue antes que o “stalker” tenha a chance de agir.
Segundo a BBC, nos últimos anos, organizações de direitos das mulheres têm destacado o avanço dos casos de perseguição no país, que muitas vezes antecedem episódios de violência grave. Dados oficiais mostram que as denúncias desse tipo de crime cresceram de forma significativa, reforçando a necessidade de ferramentas mais eficazes de prevenção.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
