Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após bombardeio turco, mulheres do Daesh fogem de campo na Síria

Segundo jornal, 249 mulheres e 700 crianças entraram em rebelião e assustaram guardas assim que bombardeios turcos começaram na região

Internacional|Do R7, com EFE

Turquia aumenta ofensiva no nordeste da Síria
Turquia aumenta ofensiva no nordeste da Síria Turquia aumenta ofensiva no nordeste da Síria

Quase 800 pessoas, entre mulheres filiadas ao Daesh — grupo extremista também conhecido como Estado Islâmico — e seus filhos, fugiram de um campo onde estavam detidas no norte da Síria após uma série de bombardeios da Turquia. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Segundo a publicação, as 249 mulheres e 700 crianças entraram em rebelião e assustaram os guardas assim que as bombas começaram a chegar perto do campo de Ain Issa neste domingo (13). O incidente, de acordo com o Guardian, aumenta os receios de que a ofensiva turca contra as forças curdas na região leve o Daesh a recuperar suas forças em meio ao caos.

Retirada de tropas americanas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou no último domingo (5) a retirada das tropas americanas do norte da Síria, abrindo caminho para a ofensiva da Turquia contra os curdos, até então um dos principais aliados da Casa Branca no combate os integrantes do Daesh na região. 

Publicidade

Ofensiva turca

Desde a quarta-feira (9), o exército turco vem atacando com bombardeios e disparos de artilharia várias partes do nordeste da Síria. Com a incursão militar por terra e ar, a Turquia tenta assumir o controle de uma faixa de 30 quilômetros de extensão do território sírio adjacente à fronteira.

Publicidade

Leia também

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vem manifestando determinação do governo de prosseguir com a operação militar apesar das múltiplas críticas internacionais.

O objetivo declarado de Erdogan é expulsar dessa faixa territorial as YPG, consideradas terroristas pelo governo turco devido aos vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda ativa na Turquia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.