Após décadas no poder, Mugabe renuncia no Zimbábue

Vice-presidente do país deve assumir dentro de 48 horas

Após décadas no poder, Mugabe renuncia no Zimbábue

Centenas de pessoas aguardavam o fim do governo de Robert Mugabe

Centenas de pessoas aguardavam o fim do governo de Robert Mugabe

Reuters/Mike Hutchings 21.11.2017

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, de 93 anos, renunciou nesta terça-feira (21) após permanecer 37 anos no poder. Em pronunciamento, Mugabe afirmou que permanece no país com sua mulher, Grace.

Emmerson Mnangagwa, vice-presidente destituído por Mugabe, deve assumir o comando do país dentro de 48 horas.

O anúncio da renúncia foi feito por Jacob Mudenda, presidente do parlamento do país. Na ocasião, o líder também suspendeu o processo de impeachment que o Parlamento do país havia iniciado contra o presidente. O partido da União Nacional Africana do Zimbábue — Frente Patriótica (Zanu-PF) — obteve apoio da oposição para abrir o processo. Mesmo sob pressão, Mubage se manteve intransigente quanto à saída do governo e chegou a fazer um pronunciamento em rede nacional nesta terça-feira. 

O líder, que permaneceu no poder desde 1980, estava em prisão domiciliar desde o dia 15 de novembro. Milhares de civis se reuniram nas ruas da capital Harare para comemorar a queda de Mugabe.

Crise 

Apesar de ser considerado um herói da guerra de independência contra os britânicos, Mugabe não foi um presidente hábil em relação às questões econômicas. O Zimbábue já teve uma das inflações mais altas do mundo e até hoje sofre para conseguir obter um ciclo de crescimento sustentado que gere renda ao país ainda muito dependende da exploração de matérias primas.

As polêmicas envolvendo o ditador de 93 anos e a má condução economica do país favoreceram o enfraquecimento do líder. Recentemente, Mugabe demitiu seu vice-presidente e antigo companheiro de luta, Mnangagwa, o que teria motivado a interveção dos militares.

De acordo com a agência Reuters, Mnangagwa conhecido como O Crocodilo, que além de vice-presidente também foi chefe de segurança, deve assumir como presidente.