Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após primeiros dias de guerra, ONU estima que 10 milhões de pessoas deixarão a Ucrânia

Números divulgados pelas Nações Unidas no início da invasão russa apontavam para 5 milhões de refugiados

Internacional|

Cerca de 1 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início do conflito
Cerca de 1 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início do conflito Cerca de 1 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início do conflito

A ONU estima que mais de 10 milhões de pessoas podem ter que deixar a casa em que vivem na Ucrânia como consequência da guerra no país, sendo que 4 milhões de pessoas buscariam refúgio em nações vizinhas.

"Acreditamos que mais de 10 milhões de pessoas possam fugir da casa em que vivem se a violência continuar, o que inclui 4 milhões de pessoas que poderão cruzar a fronteira de países vizinhos", disse o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, em entrevista coletiva.

Até o momento, segundo dados do Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), 1 milhão de pessoas deixaram o território ucraniano e foram para outras nações.

Entre eles, há cerca de 500 mil crianças, segundo divulgou hoje a Unicef, que espera um aumento rápido dessa quantidade nos próximos dias.

Publicidade

Há menos detalhes sobre o número de deslocados internos, embora a ONU afirme que a principal companhia ferroviária da Ucrânia já havia notificado na segunda-feira (28) a evacuação de mais de 500 mil pessoas, sobretudo, partindo do leste e do centro para o oeste.

O porta-voz garantiu que as Nações Unidas seguem trabalhando para reforçar a resposta humanitária e que, embora tenham retirado parte do pessoal de Kiev, outros funcionários seguem na capital ucraniana e estão apoiando a evacuação de civis e a entrega de assistência.

Publicidade

Leia também

Dujarric destacou a necessidade de garantir um acesso seguro e sem dificuldades a todos os afetados pelo conflito.

Desde o início da guerra, a ONU registrou 249 civis mortos e 553 feridos, embora admita que as quantidades provavelmente sejam muito maiores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.