Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após quase um mês, equipe de Chernobyl passa por troca de turno

Cerca de 200 funcionários da usina nuclear puderam voltar para casa pela primeira vez desde o início da invasão russa

Internacional|Do R7

Chernobyl ficou mundialmente conhecida após desastre nuclear na década de 1980
Chernobyl ficou mundialmente conhecida após desastre nuclear na década de 1980

A Ucrânia completou a primeira rotação de pessoal na antiga usina nuclear de Chernobyl desde o início da invasão russa há quase um mês, confirmou nesta segunda-feira (21) a Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica).

Dessa forma, quase 200 técnicos e seguranças da usina puderam voltar para casa para descansar, disse o diretor da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi.

De acordo com a autoridade reguladora nuclear da Ucrânia, metade da equipe técnica deixou no domingo (20) a usina onde ocorreu o maior acidente nuclear da história, enquanto o restante saiu nesta segunda-feira.

No entanto, 13 funcionários se recusaram a fazer rodízio e decidiram continuar trabalhando na antiga usina.


Estradas e pontes danificadas ao redor da instalação dificultaram o transporte das equipes para a cidade vizinha de Slavutych, explicou o regulador nuclear ucraniano.

A equipe trabalhava em Chernobyl desde o dia anterior às forças russas assumirem o controle da usina em 24 de fevereiro.


O novo turno de especialistas inclui dois supervisores em vez de um como de costume, para garantir a disponibilidade de reforços no local, destacou o regulador ucranino.

Grossi, que repetidamente expressou sua profunda preocupação com o bem-estar da equipe ucraniana da antiga usina, se mostrou satisfeito com a conclusão da rotação da equipe.


O diretor-geral da Aiea também elogiou a equipe ucraniana por sua coragem e esforços incansáveis para controlar a instalação sob condições extremamente difíceis e estressantes na presença dos militares russos.

Leia também

Além disso, Grossi enfatizou mais uma vez hoje que seu objetivo é chegar a um acordo-quadro com a Ucrânia e a Rússia para evitar situações de alto risco nas instalações nucleares do país durante a guerra.

"Com este quadro, a agência poderia fornecer assistência técnica eficaz para a operação segura dessas instalações", destacou Grossi.

Na Ucrânia existem quatro usinas nucleares que produzem energia, além da antiga usina de Chernobyl. A usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, também está sob controle das forças russas, enquanto o restante das instalações permanece sob controle ucraniano.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/apos-quase-um-mes-equipe-de-chernobyl-passa-por-troca-de-turno-06072022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.