Após revolta, cidade da França vence disputa e impede chegada de supermercado brasileiro
Prefeito de Sevran foi contra a abertura do estabelecimento por considerar que afetaria empregos e o comércio local
Internacional|Do R7
O Carrefour desistiu de abrir uma unidade do Atacadão em Sevran, na região metropolitana da capital francesa, Paris. As informações foram publicadas pelo Le Parisien.
A população local se mobilizou para impedir a abertura do mercado, que seria o primeiro atacarejo da França. A previsão era que a inauguração acontecesse ainda neste primeiro semestre de 2023.
O prefeito de Sevran, Stéphane Blanchet, também se opôs, com o argumento de que a abertura do mercado ameaçaria o "emprego", o "comércio local" e o "tráfego rodoviário nas imediações".
Até mesmo um abaixo-assinado foi organizado entre os 50 mil habitantes da cidade para manifestar a insatisfação com a chegada do Atacadão.
No Twitter, a deputada Clémentine Autain considerou a decisão da rede de supermercados francesa uma vitória de Sevran. Ela afirmou que o mercado seria um problema para a economia local e que deveria ser barrado.
Leia também
Em nota à agência de notícias AFP, o Carrefour afirmou que está estudando abrir a primeira loja Atacadão da França em outras cidades do país e que entendeu que não existem as condições necessárias para fazer inaugurar uma unidade do mercado em Sevran.