Arábia Saudita nomeia embaixador não residente para territórios palestinos
Embaixador também atuará como cônsul-geral em Jerusalém
Internacional|Do R7
A Arábia Saudita nomeou neste sábado (12) um embaixador não residente para os territórios palestinos, que também atuará como cônsul-geral em Jerusalém, novo cargo anunciado em um momento de especulações sobre uma possível normalização das relações entre o país e Israel.
O cargo será assumido por Nayef al-Sudairi, atual embaixador na Jordânia, conforme publicado nas redes sociais, e confirmado por um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.
Esta nomeação representa "um passo importante", disse Sudairi em um vídeo transmitido pela televisão pública saudita Al Ekhbariya.
O diplomata destacou a vontade do rei Salman e do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman de “estreitar as relações com os irmãos do Estado da Palestina e dar-lhes apoio formal em todos os aspectos”.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Até agora, os assuntos relacionados aos territórios palestinos eram tratados a partir da embaixada de Riade em Amã.
A Arábia Saudita não reconhece Israel e não assinou os Acordos de Abraham 2020 mediados pelos Estados Unidos, que permitiram ao estado de Israel normalizar suas relações com os dois estados vizinhos do reino: os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein.
Apesar disso, Riad anunciou em julho de 2022 a abertura de seu espaço aéreo a "todas as transportadoras", inclusive israelenses, embora tenha negado que essa medida tenha sido "precursora" de outras etapas de normalização.
A Arábia Saudita declarou em diversas ocasiões que compartilha da posição da Liga Árabe, que não muda há várias décadas, e que não deve restabelecer relações diplomáticas oficiais com Israel até que o conflito com os palestinos seja resolvido.