Logo R7.com
RecordPlus

Argentina, Cuba, Bolívia e outros têm atos de apoio a Lula

Em países vizinhos, sindicatos e políticos amigos do ex-presidente Lula se manifestaram contra o pedido de prisão do juiz Sérgio Moro

Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais

  • Google News
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, apoiou Lula
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, apoiou Lula

Após o pedido de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro na tarde de quinta (5), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu apoio de políticos, sindicatos e entidades de países das Américas do Sul e Central.

Políticos que sempre se aliaram a Lula em questões regionais e mundiais expressaram apoio a ele, tanto em atos oficiais como por meio de redes sociais


Argentina

Na Argentina, sindicatos e outras entidades marcaram uma passeata na capital, Buenos Aires, para a tarde desta sexta-feira (6), em frente à embaixada do Brasil, no bairro de Retiro.


A manifestação foi convocada pelas lideranças da CGT, a principal central sindical da Argentina, e endossadas por entidades e movimentos sociais como Libres del Sur, o Movimiento Evita, Unidad Popular, CCC, Barrios de Pie e La Cámpora.

Uruguai


A Frente Ampla, principal partido de esquerda do Uruguai, ao qual é filiado o ex-presidente Pepe Mujica, comemorou 47 anos de existência com uma festa em Montevidéu na quinta à noite, e representantes da legenda criticaram o pedido de prisão feito por Moro.

O presidente do partido, Javier Miranda, disse em seu discurso que vê de maneira "dolorida" o que ele chamou de "deterioração da política brasileira". Além de Lula, ele também homenageou a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada no mês passado.


Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, publicou uma mensagem de apoio a Lula em seu perfil no Twitter na manhã desta sexta-feira.

"O império, que usou golpes militares para derrotar presidentes do povo, hoje usa golpes jurídicos para destituir e bloquear líderes antiimperialistas. Nem uma ordem de prisão e nem uma sentença política vão frear a vontade do povo de lutar com o presidente Lula da Silva. Força, Lula!", escreveu Evo.

América Central

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua esposa e vice, Rosario Murillo, escreveram em conjunto uma mensagem de apoio a Lula, dizendo que o ex-presidente é uma "inspiração nestes novos tempos difíceis, desafiantes e complexos".

Em Cuba, o representante do ministério de Relações Exteriores para a América Latina, Enrique Martinez, publicou uma nota em que chama a ordem de prisão de um "novo episódio de uma campanha contra Lula e o Partido dos Trabalhadores". 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.