Logo R7.com
RecordPlus

Argentina: preocupação de Milei, eleições legislativas começam no país

Eleição é considerada indicador de força para o presidente Javier Milei. Sistema de votação usado é novo

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • As urnas para as eleições legislativas na Argentina abriram às 8h (horário de Brasília).
  • A votação é vista como um indicativo da força do presidente Javier Milei após escândalos de corrupção e reformas econômicas.
  • A nova cédula única de papel substitui o antigo sistema de votação, gerando preocupações sobre confusões e votos nulos.
  • O método de votação atual pode impactar a contagem dos votos e a confiança na Justiça Eleitoral.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Javier Milei vem sofrendo pressões nos últimos meses Gage Skidmore/CPAC - 20.05.2025

As urnas para as eleições legislativas de meio de mandato na Argentina abriram para votação nesta manhã, às 8h (de Brasília), segundo informações da imprensa local.

O pleito é acompanhado de perto como indicador de força do presidente argentino, Javier Milei, após meses de escândalos de corrupção, reformas radicais na economia e resgate dos EUA para ajudar a controlar reações no mercado cambial.


Novo sistema de votação

As eleições também marcam a estreia da cédula única de papel, substituindo o antigo esquema de votação no qual a população levava para a urna os papéis do partido e candidato em que desejavam votar.

Segundo o La Nácion, o método traz “alguns temores” para a Justiça Eleitoral, grupos políticos e organizações governamentais especializadas em transparência eleitoral.


A nova cédula precisa ser assinalado com um “X” no nome do candidato e partido escolhidos.

Conforme o La Nácion, isso poderia confundir os eleitores e aumentar o número de votos nulos, a possibilidade de impugnação dos votos na recontagem e a incapacidade do governo de lidar com a contagem dos votos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.