Logo R7.com
RecordPlus

Armas hipersônicas atingem mais de cinco vezes a velocidade do som

Além da Rússia, Estados Unidos,  China e Coreia do Norte disseram que já testaram com sucesso ogivas hipersônicas

Internacional|Do R7*

  • Google News
Míssil hipersônico, que pode ser lançado de uma fragata
Míssil hipersônico, que pode ser lançado de uma fragata

As armas hipersônicas viajam na atmosfera com velocidade cinco vezes superior à do som, cerca de 6.200 quilômetros por hora, ou mais. No entanto, são mais manobráveis do que os mísseis balísticos e podem traçar uma trajetória baixa na atmosfera, o que dificulta sua detecção, interceptação e neutralização.

O exército russo disse neste sábado (19) que usou mísseis hipersônicos na Ucrânia, um recurso que aparentemente ainda não havia sido usado neste conflito e que, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, faz parte de um armamento "invencível".


"Em 18 de março, o complexo aeronáutico Kinjal, com seus mísseis balísticos hipersônicos, destruiu um importante depósito subterrâneo de mísseis e munições da aviação ucraniana na cidade de Deliatin, na região de Ivano-Frankivsk", anunciou o porta-voz do ministério. de Defesa, Igor Konashenkov.

Além da Rússia, considerada líder mundial desta tecnologia, Estados Unidos e China disseram que já testaram com sucesso ogivas hipersônicas. Em janeiro deste ano, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou pessoalmente o teste de lançamento de um míssil hipersônico em seu país. 


A Rússia lançou no ano passado um míssil hipersônico, o Zircon, de um submarino, e desde o fim de 2019 tem em serviço os mísseis hipersônicos com capacidade nuclear Avangard, capazes de viajar com velocidades superiores, mudando de rumo e altitude.

Esse tipo de míssil desafia todos os sistemas de defesa antiaérea, segundo Moscou, porque sua velocidade (cerca de 12.000 km por hora) e sua grande manobrabilidade tornam impossível ou muito difícil de interceptar, embora alguns especialistas militares ocidentais estimem que a Rússia poderia ter exagerado as capacidades desta arma ar-terra.

*Com AFP

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.