Armas hipersônicas atingem mais de cinco vezes a velocidade do som
Além da Rússia, Estados Unidos, China e Coreia do Norte disseram que já testaram com sucesso ogivas hipersônicas
Internacional|Do R7*

As armas hipersônicas viajam na atmosfera com velocidade cinco vezes superior à do som, cerca de 6.200 quilômetros por hora, ou mais. No entanto, são mais manobráveis do que os mísseis balísticos e podem traçar uma trajetória baixa na atmosfera, o que dificulta sua detecção, interceptação e neutralização.
O exército russo disse neste sábado (19) que usou mísseis hipersônicos na Ucrânia, um recurso que aparentemente ainda não havia sido usado neste conflito e que, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, faz parte de um armamento "invencível".
"Em 18 de março, o complexo aeronáutico Kinjal, com seus mísseis balísticos hipersônicos, destruiu um importante depósito subterrâneo de mísseis e munições da aviação ucraniana na cidade de Deliatin, na região de Ivano-Frankivsk", anunciou o porta-voz do ministério. de Defesa, Igor Konashenkov.
Além da Rússia, considerada líder mundial desta tecnologia, Estados Unidos e China disseram que já testaram com sucesso ogivas hipersônicas. Em janeiro deste ano, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou pessoalmente o teste de lançamento de um míssil hipersônico em seu país.
A Rússia lançou no ano passado um míssil hipersônico, o Zircon, de um submarino, e desde o fim de 2019 tem em serviço os mísseis hipersônicos com capacidade nuclear Avangard, capazes de viajar com velocidades superiores, mudando de rumo e altitude.
Esse tipo de míssil desafia todos os sistemas de defesa antiaérea, segundo Moscou, porque sua velocidade (cerca de 12.000 km por hora) e sua grande manobrabilidade tornam impossível ou muito difícil de interceptar, embora alguns especialistas militares ocidentais estimem que a Rússia poderia ter exagerado as capacidades desta arma ar-terra.
*Com AFP










