Logo R7.com
RecordPlus

Artemis 2: entenda por que missão que levará homem de volta à Lua foi adiada

Com o adiamento da missão, astronautas precisarão passar por quarentena novamente antes da nova data para o lançamento

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A NASA adiou a missão Artemis 2, que levará astronautas de volta à Lua.
  • O lançamento, previsto para o dia 8, foi suspenso devido a falhas técnicas no SLS.
  • Problemas incluíram vazamentos na interface entre o foguete e a torre de lançamento.
  • A nova data para o lançamento deve ocorrer em março, após revisão do cronograma.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Equipe que participará da Artemis 2 conta com três astronautas americanos e um canadense Reprodução/X/@NASA

A Nasa (Agência Espacial Americana) anunciou nesta terça-feira (3) o adiamento da missão Artemis 2, que promete levar o homem de volta à Lua mais de 50 anos após a Apollo 17. O lançamento estava previsto para acontecer no domingo (8), mas foi suspenso por conta de falhas técnicas.

As falhas foram detectadas em um teste essencial do foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial). O objetivo da etapa é identificar e resolver quaisquer problemas antes da tentativa de lançamento.


Segundo um comunicado divulgado pela Nasa, engenheiros tentaram abastecer os tanques do SLS com milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos. No entanto, vazamentos foram verificados na interface entre o foguete e a torre de lançamento.

LEIA MAIS

Na prática, isso compromete a estabilidade do sistema e obriga a equipe a interromper o procedimento antes da conclusão da contagem regressiva.


Além disso, uma válvula associada à cápsula tripulada Orion, que havia sido substituída recentemente, precisou ser reapertada, e as operações de fechamento levaram mais tempo do que o planejado. Interrupções no áudio em solo também foram observadas.

Após a identificação do problema, a Nasa optou por revisar o cronograma da Artemis 2. Com isso, a previsão é que o lançamento ocorra em março.


“Esses testes são projetados para identificar problemas antes do voo e preparar o dia do lançamento com a maior probabilidade de sucesso”, disse o coordenador da Nasa, Jared Isaacman, em uma publicação no X, após o anúncio do adiamento.

Astronautas serão liberados da quarentena

A equipe que participará da Artemis 2 está em quarentena desde o dia 21 de janeiro. O protocolo é necessário para reduzir riscos de infecção antes do voo.


Com o adiamento da missão, que terá 10 dias, os astronautas da Nasa Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, e o astronauta da CSA (Agência Espacial Canadense) Jeremy Hansen, foram liberados do procedimento, que precisará ser feito novamente cerca de duas semanas antes da nova data para o lançamento.

A Artemis 2 é segunda missão do programa lunar Artemis, que encabeça a exploração humana da Lua e futuras missões a Marte. Bilhões de dólares foram investidos no projeto, que, em 2022, enviou um voo não tripulado ao espaço.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.