Artemis 2: conheça a espaçonave Orion, que levará os astronautas à Lua
Cápsula possui tecnologia avançada e espaço habitável para missões de até 21 dias
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com lançamento previsto para o dia 6 de fevereiro, a Nasa está fazendo os últimos testes na cápsula Orion, que levará quatro astronautas à órbita lunar. O veículo de exploração será lançado pelo foguete SLS (Space Launch System).
Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a espaçonave Orion foi desenvolvida especialmente para ser capaz de enviar astronautas à Lua. Além disso, será uma peça fundamental para futuras explorações em Marte.
A estrutura da Orion conta com tecnologias de última geração. O módulo de tripulação da cápsula tem espaço habitável para até quatro astronautas em missões de no máximo 21 dias, sem a necessidade de acoplamento a outra espaçonave.
Sua carcaça traseira é composta por 1.300 placas de proteção térmica, feitas com um material de fibra de sílica. O objetivo é proteger a espaçonave de temperaturas extremas, como o frio do espaço e o calor do retorno para Terra.
Além da carcaça, há também um escudo térmico com 5 metros de diâmetro. “A superfície externa do escudo térmico é feita de blocos de um material chamado Avcoat, uma versão reformulada do material usado nas cápsulas Apollo. Durante a descida, o Avcoat sofre ablação, ou seja, queima de forma controlada, transportando o calor para longe da Orion”, explicou a Nasa.
Outra parte curiosa é o alojamento para a tripulação, que promete fazer com que os astronautas se sintam em casa. Dentro da cápsula, foi instalado um vaso sanitário que facilita o uso no espaço para homens e mulheres. Os viajantes também terão acesso a um aparelho de exercícios que proporciona treinamento aeróbico e de força.
A missão Artemis 2, que será lançada no dia 6 de fevereiro, enviará quatro astronautas à Lua: Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Eles serão os primeiros a visitar o satélite natural desde o fim da missão Apollo.
LEIA MAIS
texto texto

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp










