Logo R7.com
RecordPlus

Artista sul-africano de jazz toca violão durante cirurgia no cérebro

Os médicos optaram por manter Musa Manzini acordado para avaliar quais áreas de seu cérebro estavam funcionando enquanto a cirurgia acontecia

Internacional|Carolina Vilela*, do R7 com Reuters

  • Google News
Cirurgia durou cerca de seis horas
Cirurgia durou cerca de seis horas

O artista de jazz sul-africano Musa Manzini toca sua música em todo o mundo, mas uma performance se destacou recentemente: o dedilhado em seu violão enquanto cirurgiões operavam seu cérebro.

Um vídeo do multi-instrumentista e professor universitário feito durante a cirurgia de seis horas para um tumor em seu cérebro mostra Manzini no centro cirúrgico, cercado por uma equipe médica, tocando seu violão.


Leia também

Isso permitiu que os médicos da cidade de Durban, na África do Sul, observassem quais regiões de seu cérebro eram acionadas enquanto Manzini tocava, facilitando a preservação dessas áreas e também restaurando alguns dos movimentos afetados pelo tumor. A medida reduziu o risco de danos neurológicos. 

Manzini disse à Reuters uma semana após a operação que se sentiu "esquisito" e "desconfortável", e acrescentou que "ficar acordado, anestesiado e ouvir os sons de um maçarico dentro do cérebro" impediaram que ele se concentrasse na música. De qualquer forma, ele pretende voltar aos palcos quando se recuperar. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Ana Luísa Vieira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.