Logo R7.com
RecordPlus

Assessores de Trump se reúnem com enviados da Dinamarca e da Groenlândia

Presidente americano diz que quer controlar o território por questão de segurança nacional

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Assessores de Trump se reuniram com enviados da Dinamarca e da Groenlândia na Casa Branca.
  • Trump pressiona para que os EUA controlem a Groenlândia por questões de segurança nacional.
  • A Casa Branca considera várias opções, incluindo a compra do território.
  • A Groenlândia e líderes europeus rejeitam a ideia de se tornarem parte dos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Groenlândia tem uma área rica em depósitos de recursos naturais, incluindo petróleo e gás Guglielmo Mangiapane/Reuters - 16.09.2025

Assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, reuniram-se na Casa Branca nesta quinta-feira (8) com enviados da Dinamarca e da Groenlândia, disse uma autoridade do governo dinamarquês, num momento em que Trump pressiona para colocar o território da ilha sob o controle dos EUA.

O embaixador da Dinamarca, Jesper Moller Sorensen, e Jacob Isbosethsen, representante-chefe da Groenlândia em Washington, reuniram-se com autoridades do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse a autoridade sob condição de anonimato.


A Casa Branca não confirmou imediatamente a reunião. As conversas foram descritas como um esforço para obter mais clareza sobre os comentários dos EUA na semana passada sobre a Groenlândia.

A Casa Branca disse na terça-feira que os EUA estão considerando uma série de opções para adquirir a Groenlândia, e que a força militar dos EUA estava entre as opções. A compra do território também é uma opção, disseram as autoridades norte-americanas.


Trump disse que os EUA precisam da Groenlândia para sua segurança nacional.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deve se reunir com autoridades dinamarquesas na próxima semana em Washington.


A Groenlândia tem dito repetidamente que não quer fazer parte dos Estados Unidos. Líderes das principais potências europeias e do Canadá apoiaram o território do Ártico na terça-feira, dizendo que ele pertence ao seu povo.

A tomada militar da Groenlândia pelos EUA de um aliado de longa data, a Dinamarca, provocaria ondas de choque na aliança militar Otan e aprofundaria a divisão entre Trump e os líderes europeus.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.