Resumindo a Notícia
- Astronauta alemão Matthias Maurer disse que é possível ver guerra na Ucrânia do espaço
- Segundo Maurer, cosmonautas russos na ISS lamentaram a invasão na Ucrânia
- Alemão não entende motivo pelo qual seres humanos não se unem
- Para Maurer, guerra é mais incompreensível quando vista do espaço
Imagens de satélite mostram destruição de cidades da Ucrânia
EFEO astronauta alemão Matthias Maurer, que retornou recentemente de uma missão de 177 dias no espaço, afirmou ao canal ARD que é possível ver a guerra na Ucrânia da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Maurer disse que as longas colunas pretas de fumaça, causadas pelos ataques russos, eram vistas tanto por astronautas do Ocidente como por cosmonautas russos na ISS.
A invasão “é claramente visível do espaço a olho nu”, contou Maurer ao ARD, acrescentando que os cosmonautas concordavam que “coisas terríveis estão acontecendo na Ucrânia”.
O astronauta alemão ainda revelou que, no início da guerra, toda a Ucrânia estava às escuras, apenas o brilho das explosões dos mísseis da Rússia eram vistos do espaço.
“As pessoas só reconheciam Kiev. [...] Você podia ver o impacto nos primeiros dias da guerra. Em Kiev, você via os clarões à noite”, lamentou Maurer à TV alemã.
“Quando você está no espaço, você se sente muito distante no começo”, afirmou o astronauta. “A guerra vista de cima é centenas de vezes mais irracional do que da Terra. Por que nós, humanos, não nos unimos?”, conclui Maurer.